06 NOV 2023
Professores participam de formação sobre Práticas Pedagógicas Inclusivas
A capacitação contou com a participação de cerca de 30 professores e gestores da Educação Especial
A Secretaria Municipal de Educação promoveu nos meses de setembro e outubro uma formação específica para os professores e gestores da Educação Especial, com o tema: “Práticas Pedagógicas Inclusivas: do Planejamento à Avaliação”. Ao todo, foram realizados cinco encontros com a participação de professores do AEE – Atendimento Educacional Especializado, coordenadores das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental e equipe gestora da Secretaria, num total de 21 horas de capacitação.
A formação sobre “Práticas Pedagógicas Inclusivas” foi ministrada pelas profissionais do Senac Araçatuba, a psicóloga Ana Paula Ferreira Vieira Teixeira e a coordenadora Edna Aparecida de Almeida Dias. Elas utilizaram como metodologia, estratégias participativas de vivências, simulações, exposições dialogadas, estudos de casos, entre outras atividades teóricas e práticas.
De acordo com a coordenadora do AEE, Mariza Dias Texeira, a capacitação foi oferecida aos professores e profissionais do Atendimento Educacional Especializado para que eles aprendam lidar melhor com as situações de sala de aula que envolvem a condição da criança com deficiência, seus direitos e garantias e também suas necessidades pedagógicas de desenvolvimento.
“Nosso intuito é aperfeiçoar o trabalho do profissional para compreender o contexto da criança com deficiência, suas necessidades de inclusão na sala de aula; além de auxiliar o professor com estratégias de ensino e aprendizagem no que se refere ao planejamento das aulas, desenvolvimento das atividades e avaliação”, explicou Mariza Teixeira.

Programação
Dentre os temas abordados durante a capacitação, destacam-se: Integração; Estratégias para quebra de barreiras atitudinais; Tipos de deficiência e inclusão educacional na prática; Direitos e garantias da criança com deficiência à educação regular; Necessidades socioemocionais inclusivas da criança com deficiência em sala de aula; Planejamento, Mediação e Avaliação da criança com deficiência considerando suas potencialidades; Atividades práticas; Conhecer e utilizar os recursos da comunidade; Organização dos espaços físicos e acessíveis; Aspectos motores, afetivos e intelectuais; Importância da família para o desenvolvimento da criança com deficiência, entre outros.