12 DEZ 2023
“A União faz a Vida” Prefeitura promove Mostra de Projetos da Educação Infantil
Ao todo, foram realizados 29 projetos dentro do Programa “A União Faz a Vida”, envolvendo quase 800 alunos da Educação Infantil
A Prefeitura de Penápolis, em parceria com a Cooperativa Sicredi realizou na última sexta-feira, 08, uma Mostra de Projetos da Educação Infantil, como resultado dos trabalhos realizados ao longo do ano pelas escolas municipais.  A Mostra do Programa “A União Faz a Vida – Socialização de Projetos e Boas Práticas” aconteceu nas dependências da Sala Cora Coralina (anexa à Biblioteca Municipal).
Ao todo, foram realizados 29 projetos dentro do Programa “A União Faz a Vida”, envolvendo 13 unidades de Educação Infantil (entre creches e pré-escolas), onde foram contemplados cerca de 800 alunos, além de gestores, educadores, professores, familiares e comunidade em geral.
O objetivo do programa é promover vivências, atitudes e valores de cooperação e cidadania por meio da aprendizagem baseada em projetos, contribuindo para a educação integral das novas gerações.
Durante a abertura da Mostra de Projetos, o prefeito Caique Rossi ressaltou a importância de parcerias como essas que a Prefeitura tem com a Sicredi, que contribuem para a qualidade do ensino na rede municipal e o desenvolvimento das crianças. O prefeito citou ainda os muitos investimentos feitos na área de Educação, principalmente com a criação do Projeto “Escola Linda” que tem reformado dezenas de escolas, trazendo valorização e segurança aos alunos e funcionários.
A secretária municipal de Educação, Neira Maria Pereira Pinheiro, ressaltou que o programa está em consonância com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e preconiza a pedagogia por meio de projetos que consideram que a criança aprende mediante sua experiência ativa no mundo social e em interação com outras crianças e adultos.
A coordenadora geral da Educação Infantil, Maribel de Almeida Oliveira Ribeiro, explicou que durante o Programa “A União Faz a Vida”, cerca de 60 profissionais da Educação, entre gestores, educadores e professores, participaram de formações e assessorias para melhor orientar as crianças no desenvolvimento dos projetos. “Partindo do interesse das crianças, foram planejadas e executadas ações junto aos alunos e também com o envolvimento e participação da família e comunidade onde a escola está inserida. E todo esse trabalho em conjunto, deu origem a 29 projetos que foram realizados ao longo do ano e apresentado à equipe escolar”, concluiu.