Terça-feira, 30 de Abril de 2024
20 FEV 2024
Educação realiza encontros sobre intervenções de alunos com TEA
O encontro aconteceu nos dias 8 e 9 de fevereiro, na Sala Pedagógica
A Secretaria Municipal de Educação promoveu no início deste mês, um encontro sobre “Dicas e práticas de intervenções de alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista)”, voltado especialmente para os profissionais da Educação Infantil. O encontro aconteceu nos dias 8 e 9 de fevereiro, com a participação de aproximadamente 50 profissionais da rede municipal de ensino e foi ministrado por integrantes do Núcleo Multidisciplinar “Superação”.
Segundo explicou a secretária municipal de Educação, Neira Maria Pereira Pinheiro, a capacitação dos profissionais é necessária, considerando que houve um crescimento significativo do número de alunos com TEA atendidos na rede infantil.
“As crianças com espectro autista demandam de um manejo específico de comportamento. Por isso, a supervisão de ensino e a coordenação pedagógica da Educação Infantil proporcionaram esse encontro para melhor orientar os profissionais que atuam diretamente com esses alunos”, explicou a secretária.
O encontro sobre dicas e práticas de intervenções foi ministrado pelas mediadoras e assistentes terapêuticas Ilza Pedro de Melo, Leonila de Aguiar Torrezan e Nilza da Silva, as quais fazem parte do Núcleo Multidisciplinar “Superação”. Participaram desde encontro: educadores, professores, estagiários que atuam na Educação Infantil, além de alguns professores do Ensino Fundamental.

Particularidades
Durante o encontro, as mediadoras explicaram sobre as diferentes intervenções práticas a serem realizadas com as crianças com TEA. Para esta orientação, as mediadoras consideraram as características específicas dos alunos de diversas idades, desde as crianças atendidas no Ceim – Centro de Educação Infantil Municipal Ceim (creches), com a mais tenra idade do Berçário I, até mesmo os alunos maiores, que frequentam as escolas do Ensino Fundamental.
Mediante as peculiaridades que cada uma dessas crianças apresenta, as mediadoras também esclareceram dúvidas existentes dos profissionais. “Essas orientações de manejo contribuem para o desenvolvimento da interação no contexto escolar e de habilidades físicas e intelectuais dos nossos alunos”, ressaltou a secretária de Educação, Neira Pinheiro. Ela ainda informa que posteriormente serão feitos novos encontros sobre este tema para os demais profissionais da rede.