Aconteceu em Penápolis nesta quarta-feira, 29, o I Congresso da Política Pública de Assistência Social “Articula Penápolis”. O evento ocorreu durante todo o dia no salão do Clube de Campo Lago Azul, com a presença de representantes de 46 municípios. Segundo levantamento da organização, a iniciativa reuniu ao todo 280 profissionais do setor.
A realização foi uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Penápois, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social de São Paulo (Drads Alta Noroeste) e o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de São Paulo.
Logo na abertura os participantes assistiram a apresentações culturais dos idosos que frequentam o Projeto Centro Dia, dos idosos assistidos pelas unidades de Cras e Creas, além das mulheres atendidas pelo Creas. Logo após aconteceu o pronunciamento da presidente do Coegemas/SP (Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social), Magali Pereira Gonçalves Costato Basile.
Também foi apresentado um Painel com o tema “A Articulação da Polícia Pública de Assistência Social no Âmbito da Proteção Social Básica, para a Plena Efetivação dos Direitos Sociais”. A coordenação foi da professora doutora Elizabete Rosa.
O evento foi encerrado com um Seminário de Boas Práticas, do qual participaram os municípios de Penápolis, Andradina, Buritama, Birigui e Valparaíso.
Na oportunidade, a equipe da Assistência Social de Penápolis promoveu o lançamento da cartilha com as diretrizes de toda a rede do SUAS, o Sistema Único da Assistência Social. A referida cartilha possui seis volumes e explica passo a passo o funcionamento e o atendimento à comunidade.
O secretário municipal de desenvolvimento Social de Penápolis, Pedro Sanchez, avaliou a iniciativa positivamente e agradeceu a todos os colaboradores, entre eles o Clube de Campo Lago Azul, pela cessão do espaço para o congresso, e as organizações sociais parceiras da Prefeitura, que também prestigiaram.
Secom – PMP