A Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social) promoveu no dia 02 uma formação sobre os benefícios eventuais oferecidos pelo poder público. O curso reuniu servidores municipais que atuam na secretaria e profissionais das entidades parceiras da Prefeitura de Penápolis.
A capacitação “Reordenamento de Benefícios Eventuais: uma virada de chave” foi ministrada pela psicóloga Ana Pincolini, profissional com ampla experiência no SUAS (Sistema Único de Assistência Social). O prefeito Caique Rossi participou da abertura do curso e destacou os investimentos na área assistencial.
“Temos entidades muito consolidadas no município e que executam um brilhante trabalho no atendimento à população. A nossa função, enquanto gestor público, é apoiar esse trabalho, ampliando os investimentos e auxiliando na formação dos profissionais que atuam nessas entidades, reforçando o comprometimento com a área socioassistencial”, destacou o prefeito.
Com duração de 8h, a formação abordou a integralização dos benefícios eventuais no âmbito da assistência social e no serviço Paif (Proteção e Atenção Integral à Família) realizados nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social). Alguns benefícios eventuais oferecidos em Penápolis são o kit natalidade, cartão social penapolense, auxílio funeral, aluguel social, entre outros.
O secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez, explicou que a secretaria trabalha em um processo de reordenamento desses benefícios eventuais. “Estamos trabalhando para reorganizar os benefícios para atender de forma mais eficiente as famílias mais vulneráveis de Penápolis”, afirmou.
Ainda de acordo com o secretário, nesta reordenação está previsto a implementação de um novo benefício. “Está em nosso planejamento a reativação da Cozinha Comunitária a partir de 2026, em uma ação da política de segurança alimentar”, destacou Pedro Sanchez.
“Para essa capacitação, contratamos a psicóloga Ana Pincolini, uma referência na área de assistência social que já atuou junto ao Governo Federal e uma profissional bastante requisitada para capacitações devido ao seu currículo. Investimos nesta capacitação pois temos uma equipe socioassistencial muito profissional e com amplo conhecimento para conseguir se aprofundar nessas discussões”, finalizou o secretário de Desenvolvimento Social.
Secom – PMP