18 ABR 2022
Profissionais da Educação fazem treinamento de primeiros socorros
Treinamento foi ministrado pelo Corpo de Bombeiros, na sede da Terceira Idade de Penápolis
A Secretaria Municipal de Educação realizou na manhã de quinta-feira, 14, um treinamento teórico-prático em Primeiros Socorros para todos os profissionais da rede de Educação Infantil e Ensino Fundamental do município. O treinamento aconteceu na sede da Associação Renascer da Terceira Idade e foi ministrado pelo Corpo de Bombeiros de Penápolis.
A atividade visa o cumprimento da Lei Municipal nº 2264, de 02 de abril de 2018, denominada “Lei Lucas Begalli Zamora”, que objetiva a prevenção de acidentes e atendimento de primeiros socorros, envolvendo bebês e crianças, em especial a “Manobra de Heimlich”, também conhecida como “manobra de desengasgo”.
De acordo com a Secretaria de Educação, aproximadamente 800 profissionais participaram do treinamento, entre professores, educadores, incluindo também os profissionais das entidades de Educação Infantil, do Transporte Escolar, Merenda e Equipe de manutenção.
O treinamento foi ministrado pelo Sargento Fábio Canezin, comandante do Posto do Corpo de Bombeiros de Penápolis e pelo soldado Cristian.
A Lei estabelece que as escolas ensinem a maneira mais correta e segura para lidar com situações de emergências, que exijam intervenções rápidas,  capacitando  seus  professores e funcionários ao exercício dos primeiros socorros. Dessa forma, o treinamento capacita todos os profissionais da Educação para quando houver qualquer acidente com bebês e crianças,  nas  dependências  das  escolas,  creches  e berçários a fazerem um atendimento prévio imediato de forma correta.
O treinamento é obrigatório aos profissionais da Educação pública e particular, pelo menos uma vez ao ano.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024