Segunda-feira, 29 de Abril de 2024
16 AGO 2023
Iniciadas obras de revitalização do Parque Maria Chica
Foram iniciadas nesta semana as obras de revitalização do Parque Municipal Maria Chica, em um investimento de mais de R$2,1 milhões. O espaço com mais de 38 mil metros quadrados receberá diversas obras de revitalização, além da construção de novas áreas de lazer e de atividades físicas.
Os trabalhos são executados pela empresa ASF Engenharia e Negócios Ltda EPP, vencedora da licitação pública. O investimento total será de R$2.161.969,36, com recursos próprios do município. Nesta primeira fase da obra, são executados serviços preliminares no Ginásio de Ginástica Olímpica.
Segundo o prefeito Caique Rossi, esse é um projeto grandioso e de grande impacto social. “O Parque Maria Chica é um local muito especial do nosso Município, um parque frequentado pelas famílias. Nós vamos transformar o espaço em um clube a céu aberto e 100% gratuito a todos os penapolenses”, destacou.
“Todas as estruturas existentes no Parque serão melhoradas e muitas outras serão construídas, como um pergolado, playground, lanchonete, praça, palco de apresentações artísticas, uma fonte interativa e muito mais. Queremos que a população tenha orgulho da sua cidade e volte a confiar e a frequentar os espaços públicos, além de atrair visitantes da região”, acrescentou Caique.

Novos espaços
Todo o fechamento do Parque será revisado e será instalado um pórtico de entrada, com letreiro de identificação. Será implantado um amplo pergolado, próximo ao palco para apresentações artísticas e da fonte interativa que também serão construídos no espaço.
Também será feita a adequação do prédio existente para o funcionamento de uma lanchonete, com cozinha e sanitários para funcionários e aproveitamento da estrutura de cobertura. Serão construídos novos sanitários, uma praça de convivência, uma nova quadra de areia e uma pista de areia para a prática de atividades físicas.
O Parque Maria Chica também contará com dois playgrounds para as crianças, seis quiosques, bancos e mesas de concreto e espaço para redário.

Reformas
Serão reformados espaços já existentes no Parque Maria Chica, como o prédio da administração e a pista de caminhada que receberá nova pintura. Ao longo da pista de caminhada, serão construídos sete bebedouros para que a população possa utilizar durante a prática esportiva.
O lago existente no parque, que funciona como uma bacia de contenção de águas de chuva, terá toda a área fechada com cercamento em eucalipto e arames. O minicampo de futebol também será reformado, com a instalação de novas telas metálicas e de refletores de iluminação. A academia ao ar livre existente no Parque será reinstalada em novo local.
O projeto técnico também prevê a ampliação da iluminação do Parque com instalação de mais 10 pontos de luz de solo localizados sob as árvores, de maneira a garantir a segurança do local.

Ginásios e Pista de skate
O projeto de revitalização do Parque contempla a reforma dos Ginásios e da Pista de skate. O Ginásio de Lutas receberá pintura geral, instalação de climatizadores de ar e de tatame olímpico, além da limpeza do piso e aplicação de resina.
No Ginásio de Ginástica Olímpica, será executada a reforma dos sanitários, instalação de novos revestimentos, instalação de climatizadores de ar e pintura geral do prédio
Na Pista de Skate, o piso existente, as rampas e equipamentos de concreto serão refeitos, com a instalação de novo piso cimentado polido e nivelado para a prática do esporte. O espaço será todo repintado, serão instaladas telas antipássaros sob a estrutura da cobertura. A iluminação da pista será inspecionada e reparada.