O Centro Dia do Idoso, inaugurado no dia 10 de outubro, já atende integralmente os idosos com diversas atividades diárias. Nos primeiros dias de atendimento, os idosos participantes passaram por um período de adaptação para frequentar o serviço que oferece 35 vagas. Nesta semana, o prefeito Caique Rossi visitou o local e conferiu o atendimento aos idosos.
O Centro Dia foi instalado em uma ampla residência localizada na avenida Franklin Hecht, na Vila Martins. O espaço foi totalmente adaptado para atender 35 idosos em situação de vulnerabilidade social, para promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez, nos primeiros dias de atendimento, foi feita a introdução gradual dos idosos. “Iniciamos o serviço no dia 16 de outubro com um período de adaptação para que os idosos conheçam o trabalho e a equipe, se sintam seguros e à vontade no Centro Dia”, explicou.
O Centro Dia do Idoso conta com uma equipe multidisciplinar, composta por assistente social, enfermeira, técnico de enfermagem, educadores físicos, cozinheira, serviços gerais, motorista, assistente administrativo, entre outros profissionais. A avaliação e triagem dos idosos são realizadas pelo Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e pela equipe do Centro Dia.
O secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Sanchez, contou que a Prefeitura oferece transporte aos idosos. “Pela manhã, o micro-ônibus adaptado busca os idosos em suas residências. Ao chegar ao Centro Dia, é oferecido um café da manhã e todos os idosos passam por uma avaliação com a equipe de enfermagem, quando são aferidos a pressão, glicose e batimentos cardíacos. No caso de alteração, o idoso é levado para atendimento médico”, afirmou.
Ao longo do dia, os idosos participam de atividades com os educadores físicos e usufruem do espaço. Além do café da manhã, o Centro Dia oferece almoço, café da tarde e um reforço na alimentação antes que os idosos retornem para suas residências.
“Todo o trabalho é pensado para a socialização e saúde dos idosos. O Centro Dia é um serviço da política pública de assistência social mas que trabalha na intersetorialidade com a rede de saúde, de educação, cultura e esporte. É um serviço que trabalha a inclusão do idoso na sociedade, a sua autonomia e para evitar o seu isolamento”, concluiu Sanchez.
Secom – PMP