Segunda-feira, 06 de Maio de 2024
08 FEV 2024
Saúde realizará fumacê contra Aedes aegypti a partir desta quinta
A atividade será realizada na região que pertence à Unidade Básica de Saúde da Vila Tóquio
A Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis informa que a partir desta quinta-feira, 08, terá início o processo de nebulização de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre amarela, chikungunya e zika vírus. A atividade, também conhecida popularmente como “fumacê”, será realizada na região que pertence à Unidade Básica de Saúde da Vila Tóquio. A nebulização começará a partir das 18h.
Segundo informou o Serviço Municipal de Vigilância Epidemiológica, o primeiro quadrilátero a ser contemplado com aplicação de inseticida nesta quinta-feira, dia 08, será: da avenida Antonio Aniceto até a rua João Fatori, e da avenida Mato Grosso até a rua Duarte Ferreira Canha.
Já no dia 09, sexta-feira, haverá nebulização da avenida Mato Grosso ate a rua Campos Sales, e da avenida Julio Assef Dualib até a rua Duarte Ferreira Canha.
E por fim, nesta primeira etapa do fumacê, será contemplada no sábado, dia 10, o perímetro delimitado entre a rua João Fatori até a avenida Antonio Aniceto, e da rua Duarte Ferreira Canha até a avenida Valentin Beneciutti.
A Secretaria de saúde informa que o fumacê será realizado em bairros que necessitarem, com base nos números de casos de dengue ou de maior incidência larvária encontrada pela equipe da Vigilância Epidemiológica.

Cuidados
Durante a aplicação do inseticida, recomenda-se: manter portas e janelas abertas; retirar roupas do varal; cobrir alimentos; proteger ou guardar em local fechado aquários e gaiolas de pássaros; manter pessoas idosas, alérgicas e recém-nascidas em local fechado por pelo menos 20 minutos após a aplicação do inseticida.
Vale ressaltar que em caso de chuva durante a aplicação, o trabalho será realizado no dia seguinte no mesmo horário.
Em caso de dúvidas, o morador pode entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica nos telefones 3652-7802 ou 3653-5242.

Colaboração
O secretário de Saúde de Penápolis, Luiz Washington Nascimento, ressalta que é importante a participação da população no sentido de eliminar os materiais que possam acumular água em quintais.
“O inseticida do fumacê atinge apenas os mosquitos que já estão voando, e não tem ação contra os ovos e larvas na água parada. Por isso é importante eliminar os criadouros e não deixar água parada dentro de casa e nos quintais”, concluiu Luiz Washington.

Números
Em 2024, até o momento foram notificados 15 pacientes suspeitos de dengue e nenhum confirmado como positivo ainda.
Com relação a 2023, foram notificados 176 pacientes com suspeita de dengue; deste total, 32 foram notificações positivas para dengue.
A ADL - Avaliação de Densidade Larvária - feita no último mês de outubro pelo município ficou em média 2,4, sendo que esta referida área onde ocorrerá o fumacê foi a mais complicada, apresentando índice de 2,9.
Segundo levantamento da equipe da Vigilância Epidemiológica, os recipientes encontrados com larvas em maior quantidade foram os passíveis de remoção, como bebedouro de animais, plantas na água, pneus e recipientes inservíveis no quintal.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024