Segunda-feira, 29 de Abril de 2024
05 SET 2023
Mutirão da catarata promove mais 130 procedimentos

Com o objetivo de eliminar a fila de espera de pacientes de Penápolis que aguardavam pela cirurgia de catarata para poder voltar a enxergar normalmente, a Secretaria Municipal de Saúde realizou nos últimos dias 02 e 03, o “Mutirão da Catarata”. A iniciativa beneficiou dezenas de pessoas, totalizando 130 procedimentos.
A cirurgia de catarata foi realizada de forma gratuita aos pacientes, com custeio por parte da Secretaria de Saúde, com recursos próprios do município, num investimento aproximado de R$ 100 mil.

Todas as cirurgias desta etapa do mutirão foram realizadas na Santa Casa de Penápolis, que forneceu a estrutura hospitalar para os procedimentos e a equipe médica especializada.

Segundo explicou a vice-prefeita de Penápolis, a médica Mirela Fink, a equipe médica efetuou as consultas para avaliação pré-operatória, além de providenciar as lentes necessárias para a cirurgia, que por sua vez também são custeadas pela prefeitura.

“Tudo correu muito bem, sem intercorrências, e todos os pacientes foram operados conforme a programação. A cirurgia de catarata normalmente é rápida, e os nossos pacientes também receberão o acompanhamento pós-cirúrgico”, comentou a vice-prefeita.

Cada um dos pacientes, após ser atendido, recebeu ainda um kit pós-cirúrgico contendo colírio e um óculos de sol.
“O mutirão da catarata conseguiu atender a demanda reprimida de pacientes de Penápolis, garantindo melhor qualidade de vida a essas pessoas, que voltarão a enxergar normalmente. A catarata é uma das principais causas de cegueira entre as pessoas mais idosas”, lembrou Mirela.

“Já estamos com tudo programado para realizar no próximo final de semana um mutirão com outras demandas que tem fila grande de espera como as cirurgias de amígdalas e adenoides”, concluiu Mirela Fink.