Segunda-feira, 29 de Abril de 2024
01 OUT 2023
Secretaria de Saúde promove capacitação sobre sífilis
Formação foi ministrada pela enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Carolina Serafim
A Secretaria Municipal de Saúde promoveu recentemente uma capacitação para os enfermeiros da rede municipal de saúde sobre o protocolo de Sífilis, a fim de que tenham os conhecimentos e atualizações necessárias sobre diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes.
A formação intitulada “Capacitação em diagnóstico, tratamento e acompanhamento em Sífilis Adquirida, Sífilis em Gestante e Sífilis Congênita” foi realizada em parceria com o Serviço de Vigilância Epidemiológica, ministrada pela enfermeira Carolina Lemes Serafim. Participaram da formação, os enfermeiros das Macros de Saúde e UBSs – Unidades Básicas de Saúde (postinhos).
A sífilis é uma IST – Infecção Sexualmente Transmissível curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Ela pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).
Vale lembrar que no mês de agosto, a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Carolina Serafim, participou de uma capacitação promovida pelo Departamento Regional de Saúde – DRS II de Araçatuba, com o mesmo tema e sob a condução do médico Infectologista, Dr. Igor Barcellos Precinoti. Portanto, os conhecimentos adquiridos pela enfermeira Carolina nesta formação em Araçatuba, foi repassada aos demais enfermeiros da rede municipal de saúde.
O secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Washington Bozzo Nascimento Filho, ressalta a importância das formações para os profissionais da área da saúde. “Estamos constantemente investindo na capacitação de nossa equipe, para que ela esteja sempre melhor preparada para atender a população, garantindo a saúde e bem-estar do cidadão penapolense”, concluiu o secretário.