Segunda-feira, 29 de Abril de 2024
28 OUT 2023
Outubro Rosa: Mutirão de preventivo contempla mais de 260 mulheres
Ação realizada nas Macros de Saúde orientou mulheres sobre a prevenção do câncer de colo de útero e câncer de mama
Em alusão à Campanha “Outubro Rosa”, a Secretaria Municipal de Saúde realizou no último dia 19, um “Mutirão de coleta de preventivo”, nas quatro Macros de Saúde. Nesta data, as unidades ficaram abertas em horário estendido, até às 20h, para atendimento das mulheres que estavam em atraso com o exame preventivo (papanicolau).
De acordo com levantamento feito pela Secretaria de Saúde, foram colhidos cerca de 180 exames preventivos durante o mutirão nas Macros de Saúde I, II, III e IV. Para o secretário municipal de Saúde, Luiz Washington Bosso Nascimento Filho, a ação foi bastante positiva, pois conseguiu contemplar as mulheres que normalmente não conseguem ir até à unidade de saúde em horário convencional, devido ao serviço.
“O exame preventivo consegue detectar infecções sexualmente transmissíveis e câncer de colo do útero, cujo diagnóstico precoce favorece o tratamento e grandes chances de cura. Por isso é importante que mulheres que já apresentam a vida sexual ativa, façam o preventivo regularmente”, orientou o Dr. Luiz Washington.
Para a realização do “Mutirão de coleta de preventivo” nas Macros, a Secretaria de Saúde contou com a parceria dos estudantes de medicina da Funepe (Fundação Educacional de Penápolis), que conversaram com as pacientes na sala de espera, dando orientações sobre a coleta do exame preventivo e a importância da realização dos exames para prevenção do câncer de colo do útero e também orientações para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Vale lembrar que o exame preventivo é realizado ao longo do ano em todas as unidades de saúde, de forma gratuita. Portanto, aquelas mulheres que estão em atraso com o exame ou que precisam fazê-lo, devem procurar a sua unidade de saúde de referência e agendar.

Klin
Outra ação alusiva à Campanha “Outubro Rosa” foi realizada pela Prefeitura em parceria com a empresa Klin. Nos dias 18 e 19 de outubro, profissionais da Secretaria de Saúde, com auxílio dos estudantes de medicina da Funepe, estiveram na empresa para a coleta de preventivo das colaboradoras. Ao todo foram coletados 83 exames de preventivos (papanicolau) das mulheres funcionárias da Klin.
A Secretaria de Saúde agradece a parceria da empresa durante a realização da Campanha, promovendo o bem-estar e saúde de suas colaboradoras.