Segunda-feira, 29 de Abril de 2024
13 NOV 2023
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Penápolis terá nova Residência Inclusiva Consorciada
O prefeito Caique Rossi assinou nesta segunda-feira, 13, o Termo de Colaboração entre o Cimpe – Consórcio Intermunicipal da Microrregião de Penápolis e a Apae de Penápolis, no valor de R$511 mil, para a implantação do Serviço de Acolhimento Institucional para Jovens e Adultos acima de 18 anos, a chamada Residência Inclusiva Consorciada (modalidade regional).
Dessa forma, em breve o município de Penápolis e os demais municípios que compõe a microrregião (Alto Alegre, Avanhandava, Braúna, Barbosa, Glicério e Luiziânia) poderão contar com o Serviço de Acolhimento Institucional para Jovens e Adultos acima de 18 anos, com deficiência, em situação de dependência, cujos vínculos familiares estejam rompidos ou fragilizados.
O prefeito Caique Rossi comentou que o município de Penápolis já dispõe de uma Residência Inclusiva gerida pela Sedes – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social; entretanto, a estrutura não consegue suprir toda demanda. “Sendo assim, a Prefeitura de Penápolis buscou recursos junto à Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo para a implantação de uma nova Residência Inclusiva que atenderá não somente a população de Penápolis, mas também dos outros seis municípios da nossa microrregião”, destacou.

Atendimento
O Termo de Colaboração tem por objetivo a manutenção e funcionamento do Serviço de Acolhimento Institucional para Jovens e Adultos, com meta de atendimento de 10 moradores, em imóvel residencial, por 24 horas ininterruptas, desenvolvido por uma equipe multidisciplinar.
A Apae de Penápolis foi a vencedora do chamamento público aberto pelo Cimpe e será a OSC – Organização da Sociedade Civil responsável por executar o serviço socioassistencial da Residência Inclusiva Regional.
O valor total estimado do Termo de Colaboração é de R$511 mil. Deste total, R$79 mil serão para a implantação do serviço; sendo R$65 mil repassados pelo governo estadual e os outros R$14 mil custeados pelos sete municípios da microrregião (R$2 mil para cada município).
Além disso, o governo estadual também fará o repasse de R$432 mil para custeio do serviço. Esse valor será transferido em 12 parcelas mensais.
Além do prefeito Caique Rossi – que também é presidente do Cimpe – estiveram presentes na assinatura do Termo de Colaboração representantes do Cimpe; da Apae de Penápolis; o secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Sanchez e o prefeito de Alto Alegre, Carlos Sussumi Ivama. Os demais prefeitos da microrregião também foram convidados.