05 MAR 2024
Cerca de 150 pessoas foram atendidas sábado na Macro I
Iniciativa faz parte do Março Lilás, campanha destinada a conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer de colo do útero
No último sábado, 02, a Macro de Saúde I (Jardim Eldorado), realizou atendimento à comunidade dentro de um evento especial voltado à Campanha Março Lilás. Cerca de 150 pessoas foram atendidas, entre diversos serviços oferecidos no intervalo das 09h às 14h.
De acordo com a enfermeira coordenadora da Macro I, Fabiane Toffani Brunhara, foram realizadas coletas de preventivo, vacinação e orientações sobre saúde, além de sorteio de brindes e distribuição de pipoca, suco, bolo, café, refrigerante e sanduíches. Cerca de 20 funcionários se mobilizam neste dia.
A iniciativa faz parte do “Março Lilás”, campanha destinada a conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer de colo do útero, e que sempre acontece no mês de março por ocasião do Dia Internacional da Mulher.
Desta forma, com o atendimento excepcionalmente no sábado, a equipe conseguiu atrair para a coleta de preventivo aquelas mulheres que não conseguem tempo para buscar o posto de saúde durante a semana.
O exame Papanicolau é extremamente necessário para a saúde feminina, especialmente porque que diagnostica o câncer uterino e possibilita o tratamento precoce.
Neste sentido, a unidade também disponibilizou ao público a vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano), um dos causadores do câncer de útero. Tomaram a vacina os meninos e meninas de 09 a 14 anos, que assim já passam a ficar protegidos para a vida adulta.
Muitos munícipes também aproveitaram para regularizar a caderneta de vacinação com as demais doses disponíveis pela saúde pública.
Agradecimentos aos patrocinadores, que doaram brindes para o sorteio: Supermercado Eldorado, Delícias do Milho, Gil Modas, Biscoitos Maria Fifi, Viviane Almeida, Cosmética Mohda na Kabeça, Salão Essência Mulher, Suzi Depilação, Cida Presentes, Loja Ypê, Amor e Essência, Vivi Perfumaria e Roupas, Silva Presentes.