Segunda-feira, 29 de Abril de 2024
12 MAR 2024
CULTURA
Pontos MIS: Cultura abre inscrições para Oficina de Direção de Atores para cinema
A Secult – Secretaria Municipal de Cultura informa que estão abertas as inscrições para as pessoas interessadas em participar da oficina gratuita “Direção de Atores – a partir de cenas de roteiros de cinema”. A atividade acontecerá no dia 28 de março (quinta-feira), a partir das 18h30, na Sala Cora Coralina (rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira, 333).
A oficina será ministrada pela atriz e preparadora de elenco, Vanise Carneiro. A atividade é direcionada para pessoas a partir de 14 anos, em especial para estudantes de realização audiovisual, comunicação e áreas afins, atores iniciantes, diretores de teatro e interessados em geral. A duração é de 4 horas e são oferecidas 20 vagas.
Para fazer a inscrição, basta acessar o link  https://forms.gle/NUNNeQTEXEWGtU3SA e preencher o cadastro até o dia 26 de março, ou até o preenchimento das vagas.
O curso chega a Penápolis por meio de parceria entre a Prefeitura e o programa Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som), do Governo do Estado de São Paulo.

Oficina
A oficina de direção de atores propõe o encontro entre atores e diretores no exercício da linguagem audiovisual. A direção de um filme pressupõe conhecimento e envolvimento com várias áreas técnicas e criativas e, muitas vezes, o trabalho com os atores é uma dificuldade para os diretores. A partir de cenas curtas de roteiros de cinema previamente selecionadas, os diretores irão explorar possibilidades, junto aos atores, na condução do trabalho.
Com foco no entendimento da situação apresentada e na relação entre os personagens, os participantes irão dirigir uns aos outros, trabalhando as emoções, o tom e intenções dos diálogos, as ações e o movimento no espaço, durante a gravação das cenas.
A oficineira Vanise Carneiro é atriz e preparadora de elenco gaúcha, radicada em São Paulo. Atua em cinema, teatro e televisão. Realiza pesquisa sobre atuação em cinema, é também preparadora de elenco, professora de teatro e de atuação para cinema e produtora cultural.

O Programa
O Pontos MIS é um programa de formação e difusão cultural em todo o Estado de São Paulo. As cidades parceiras recebem programações de sessões de cinema, oficinas, palestras, exposições e formação em gestão cultural, tudo de forma gratuita à comunidade, visando a formação de novos públicos para a cultura e para o cinema.