26 MAR 2024
Saúde implanta ambulatório de estomia e lesões complexas
Na última sexta-feira, 22, a Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis implantou um novo serviço de atendimento à comunidade. Trata-se do Ambulatório de Estomia e Lesões Complexas, que funciona junto à Macro de Saúde II, no centro da cidade (o “Postão”).
O serviço é voltado para aquelas pessoas que passaram por um procedimento cirúrgico de abertura de um órgão, criando uma comunicação com o meio externo por um orifício.
Alguns exemplos de estomia são as aberturas de um trecho do tubo digestivo, ou do aparelho urinário, ou traquéia, entre outros órgãos.
Além do atendimento a pacientes estomizados, o serviço também atenderá lesões complexas, comumente chamadas de feridas complexas, que se caracterizam pela não cicatrização em tempo considerado normal, podendo ser crônicas.
Alguns exemplos são as úlceras neuropáticas (em pé diabético e hanseníase), úlceras por pressão, e úlceras venosa e arterial.
A cerimônia de inauguração do ambulatório ocorreu na sexta-feira à tarde, com a presença de autoridades e pacientes da rede municipal.
Estiveram presentes o prefeito Caique Rossi, a vice prefeita Mirela Fink, o secretário municipal de Saúde, Luiz Washington Nascimento, e vereadores Rodolfo Valadão Ambrósio e Ivan Sammarco, entre outras autoridades.
Todos falaram aos presentes a respeito da importância do serviço e da atenção especializada que estes pacientes necessitam ter.

Atendimento
O atendimento aos pacientes é feito por duas enfermeiras estomaterapeutas todas as terças e quintas-feiras, das 07h às 11h. Os horários são agendados previamente, com encaminhamentos das unidades de saúde e Santa Casa de Misericórdia.
Nos demais dias da semana o horário de atendimento é o mesmo, sendo prestados outros serviços, como a entrega de materiais (bolsas de estomia) e equipamentos coadjuvantes, fornecidos pela rede pública.
De acordo com dados da Secretaria de Saúde, Penápolis tem atualmente cerca de 70 pessoas com estomias diversas. Neste primeiro momento do ambulatório, cada uma delas deverá ser chamada ao setor para avaliação das enfermeiras estomaterapeutas.
Segundo previsão, este trabalho de avaliação dos estomizados deve levar cerca de dois a três meses. Após este período, já serão iniciados também os atendimentos aos pacientes de lesões complexas. Já nesta segunda fase os pacientes deverão contar também com atenção de uma assistente social e nutricionista para acompanhamento.