Em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno e a 12ª Semana do Bebê de Penápolis, o Banco de Leite da Santa Casa de Misericórdia de Penápolis realiza diversas ações para conscientizar as mulheres sobre a importância da amamentação e também promover a doação de leite materno.
Nas últimas semanas, o Banco de Leite de Penápolis efetuou a doação de 80 frascos de leite materno para as UTIs NeoNatal da Santa Casa de Araçatuba. Cada frasco contém cerca 220 mililitros de leite humano que podem alimentar até 15 bebês prematuros ou cerca de 7 bebês que nasceram no tempo normal, mas que por algum motivo, as mães não conseguem alimentar.
A vice-prefeita e médica pediatra Dra. Mirela Fink destaca a importância do Banco de Leite de Penápolis. “Temos um banco de leite de excelência, que consegue atender os bebês da cidade e região que estão na Santa Casa de Penápolis e além disso, o leite materno excedente em estoque é doado para a Santa Casa de Araçatuba, que possui a UTI Neonatal de referência para nossa cidade”, explicou.
A equipe do Banco de Leite da Santa Casa de Penápolis é composta pela nutricionista Denise Sussai, que coordena o serviço e as técnicas em enfermagem, Gabriela Garcia e Katia Souza.
Drive-Thru Solidário
No próximo dia 18 de agosto, quarta-feira, o Banco de Leite de Penápolis realizará o Drive-Thru Solidário, das 9h às 11h, no Pátio da Santa Casa de Penápolis. A atividade integra a programação da 12ª Semana do Bebê.
Para essa ação, todas as gestantes e lactantes da cidade são convidadas a participarem do drive-thru onde receberão uma cartilha com orientações sobre a importância do aleitamento materno. Além disso, também será realizado um cadastro de mamães que desejam ser doadoras do Banco de Leite de Penápolis.
Categoria Ouro
O Banco de Leite da Santa Casa de Misericórdia de Penápolis foi fundado em 1986, e desde então é referência em toda região.
Recentemente o serviço foi credenciado pela Rede Global de Bancos de Leite Humano na categoria A. Outro reconhecimento ao trabalho realizado foi o Certificado “Excelência em Bancos de Leite Humano - Categoria Ouro”. Trata-se do nível mais alto em certificação existente.
O Banco de Leite de Penápolis realiza diversas atividades, como a coleta, pasteurização, processamento, avaliação das características físico-químicas e microbiológicas do leite, e a distribuição final do leite pasteurizado.
A equipe da unidade realiza a captação de doadoras, atendimentos domiciliares, controle clínico das lactantes, auxilia na identificação da condição clínica dos receptores (bebês que serão alimentados com o leite coletado), orienta sobre o autocuidado com a mama, cuidados necessários à posição e sucção do bebê, entre outros.
Secom – PMP