A Secretaria Municipal de Governo, Planejamento e Gestão é responsável pela formulação e implementação das atividades de planejamento governamental, exercendo a coordenação política do Governo, o controle e a avaliação dos planos de ações governamentais, de acordo com as prioridades do Poder Executivo.
Integra as políticas setoriais com o Plano de Governo, analisa, sistematiza e disponibiliza dados e informações que orientam as ações das Secretarias Municipais, articulando a função do planejamento nos diferentes setores da Prefeitura com as instâncias de participação da sociedade. Auxilia na elaboração das peças de planejamento orçamentário, promovendo a formação, o aperfeiçoamento e a profissionalização de agentes públicos.
Compõe a estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Governo, Planejamento e Gestão:
I - DIRETORIA DA ESCOLA DE GOVERNO
É responsável por promover a formação, o aperfeiçoamento e a profissionalização de agentes públicos, visando o fortalecimento e a ampliação da capacidade de execução das políticas públicas no âmbito do Município. Atua por meio de programas de formação, aperfeiçoamento e especialização, de forma articulada e integrada com as Secretarias e demais órgãos que integram a Administração Municipal.
II - DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E INTEGRAÇÃO DA GESTÃO MUNICIPAL
Responsável pela análise, sistematização e disponibilização das informações que orientam as ações estratégicas do Governo, de forma integrada, produzindo dados e análises de indicadores de políticas públicas nos diferentes territórios do Município e nas diferentes áreas de atuação do Poder Executivo. Utiliza o Planejamento Municipal como instrumento de análise, formulação, controle e avaliação das ações de governo no desenvolvimento socioeconômico de Penápolis.
III - COORDENADORIA DE APOIO À PARTICIPAÇÃO SOCIAL
É responsável por conduzir as ações do Governo voltadas à democratização da gestão pública, por meio da participação das instâncias de representação social, que auxiliam o Executivo Municipal, na formulação e controle das Políticas Públicas em execução no Município.
a) Casa dos Conselhos
É um espaço destinado ao apoio e à articulação da participação e do fortalecimento dos órgãos de representação da sociedade no Município de Penápolis, facilitando a integração dos diversos Conselhos de Políticas Públicas setoriais e demais órgãos colegiados existentes no Município.
Elabora, executa e incentiva programas de esclarecimentos sobre políticas públicas no âmbito da Administração Municipal, de acordo com as orientações e deliberações de seus respectivos Conselhos. Organizando cursos, fóruns e seminários, com temas de interesse da população, auxiliando na capacitação das lideranças locais e no fortalecimento das organizações civis.
IV - SETOR DE EXPEDIENTE E APOIO ADMINISTRATIVO
A uunidade é responsável pelos processos e procedimentos específicos da Secretaria, auxiliando o Secretário nas suas funções de comando, organizando o expediente, executando rotinas administrativas e de controles orçamentários e financeiros da Secretaria, gerindo recursos e alimentando sistemas operacionais da Prefeitura, em colaboração com as Secretarias Municipais de Administração e de Finanças.
Organograma
Guias do CidadãoCarta de Serviços









