Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
02 DEZ 2022
Penápolis recebe viatura para Defesa Civil Municipal
Esse é o primeiro veículo destinado à atuação da Defesa Civil de Penápolis na proteção dos moradores
O prefeito Caique Rossi participou nesta quinta-feira (01) da cerimônia de entrega das viaturas da ação de aparelhamento das defesas civis municipais. O evento aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador Rodrigo Garcia e do Secretário Chefe da Casa Militar e Coordenador de Proteção e Defesa Civil, Cel PM Henguel Ricardo Pereira.
Segundo o prefeito Caique Rossi, esse é o primeiro veículo destinado ao fortalecimento e aparelhamento da Defesa Civil, na história da cidade. “Apenas 31 viaturas foram entregues e Penápolis foi uma das cidades contempladas, demonstrando a valorização do nosso município”, destacou Caique.
No mesmo evento, foi realizada a abertura oficial da Operação Chuvas de Verão 2022/2023, com diversas palestras sobre prevenção de riscos de inundações e desastres. Ainda segundo o prefeito, Penápolis não registra graves ocorrências relacionadas às chuvas, mas que é necessário atuar preventivamente e garantir a segurança dos moradores.
“Nossa cidade não registra áreas vulneráveis a deslizamentos de terra, por conta da geografia no nosso território. Mesmo assim, a Defesa Civil deve estar preparada para atuar em qualquer ocorrência que traga risco para os moradores. Essa viatura vem para auxiliar nesse trabalho tão importante para o município”, afirmou.
A viatura é equipada com um kit, composto por uma bomba de água, um reservatório, uma motosserra, além de outros equipamentos. Os servidores municipais que atuam junto à Defesa Civil passarão por um treinamento ministrado pelo Corpo de Bombeiros para aprenderem manusear corretamente os equipamentos.
Penápolis possui sete áreas mapeadas em que ocorrem alagamentos em caso de fortes chuvas. Este veículo pode se deslocar nestas situações, fazendo bloqueios no tráfego e no socorro de pessoas. Todos os municípios paulistas devem possuir uma Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil. O órgão deve atuar de forma sinérgica com o Corpo de Bombeiros e o Fundo Social de Solidariedade, para a proteção da sociedade.
A Defesa Civil trabalha com medidas adotadas para minimizar os desastres e proteger a população, especialmente as que residem em áreas mais vulneráveis. Em caso de riscos ou desastres, a Defesa Civil relaciona todos os órgãos que possam contribuir para auxiliar no socorro e proteção à população. A Defesa Civil não possui uma estrutura fixa, mas reúne diversos órgãos e pessoas que atuam em caso de necessidade.