Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
04 ABR 2023
Pessoas com mais de 12 anos com comorbidades podem receber vacina bivalente
A Secretaria de Saúde inicia amanhã (05) uma nova etapa da vacinação contra a Covid-19 com o imunizante da Pfizer Bivalente. A partir de agora, pessoas com mais de 12 anos com comorbidades já podem buscar uma sala de vacina e se imunizar. A vacinação continua para os públicos prioritários já contemplados anteriormente.
A vacinação gratuita acontece nas Salas de Vacina das Macros I, II e III, das 8h às 16h, de segunda a sexta. É necessário levar documentos pessoais e a caderneta de vacinação. A nova vacina da Pfizer bivalente oferece cobertura contra a variante ômicron, além da proteção contra a cepa original do coronavírus.
Além das pessoas com comorbidades, também podem se vacinar os idosos a partir de 60 anos; pessoas imunocomprometidas (a partir de 12 anos), as gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde e pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos).
A vacinação com a Pfizer bivalente também está liberada para pessoas com mais de 12 anos residentes em instituições de longa permanência e os trabalhadores destes locais e para população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas, além dos funcionários do Sistema de Privação de Liberdade.
Vale ressaltar que só serão vacinadas as pessoas destes grupos prioritários que já completaram o esquema vacinal, com no mínimo duas doses da vacina contra a Covid-19. Além disso, é necessário respeitar o prazo de quatro meses da última dose aplicada.

Relação de comorbidades para vacinação com a vacina bivalente:
- Arritmias cardíacas
- Cardiopatias congênita no adulto
- Cardiopatia hipertensiva
- Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar
- Diabetes mellitus
- Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
- Doença hepática crônica
- Doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares
- Doença renal crônica
- Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves
- Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
- Hipertensão arterial estágio 3
- Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo
- Insuficiência cardíaca (IC)
- Miocardiopatias e Pericardiopatias
- Obesidade mórbida
- Pneumopatias crônicas graves
- Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados
- Síndromes coronarianas
- Síndrome de Down e outras Síndromes genéticas
- Valvopatias

Esquema vacinal
A Secretaria de Saúde reforça que vacinação contra a Covid-19 continua disponível para todos os grupos elegíveis. Quem está com o esquema de vacinação atrasado pode procurar uma das salas de vacinação para se imunizar.
A primeira dose da vacinação contra a covid-19 está liberada para crianças, adolescentes e adultos, a partir dos seis meses de idade. A terceira dose está liberada para crianças com idade superior a três anos. A quarta dose poderá ser aplicada em todas as pessoas com mais de 18 anos, com o intervalo de quatro meses da dose anterior.

Locais de vacinação
Macro I (avenida Euclides Garcia do Nascimento 546, Jardim Eldorado);
Macro II (avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins 99, Centro);
Macro III (avenida Carlos Casela 822, Santa Terezinha).