Segunda-feira, 29 de Abril de 2024
18 OUT 2023
Finados: Prazo para reformas de túmulos termina em 28 de outubro
As pessoas que desejam promover algum tipo de reforma ou melhoria nos túmulos de entes queridos, sepultados no cemitério municipal de Santa Cruz, em Penápolis, devem ficar atentas ao prazo determinado pela Prefeitura: até 28 de outubro.
A solicitação se faz necessária para que a administração da necrópole tenha tempo hábil para promover a limpeza geral do espaço, retirando possíveis entulhos ou demais detritos remanescentes das reformas, antes do dia 02 de novembro, data em que é celebrado o Dia de Finados.
Neste dia, não só o cemitério Santa Cruz, como o cemitério Jardim da Paz (cemitério parque), deverão receber milhares de visitantes.
Com o objetivo de preparar estes locais para receber bem a população, a Prefeitura de Penápolis já vem efetuando alguns reparos, manutenção e limpeza geral destes cemitérios.
No caso da lavagem dos túmulos, o prazo é um pouco mais adiante: 01 de novembro, véspera do feriado.
Segundo informou a prefeitura, no Dia de Finados os dois cemitérios da cidade estarão abertos à visitação pública das 06h às 18h. O horário especial visa atender o grande fluxo de visitantes esperados.
A Necrópole Municipal de Santa Cruz, conhecida como “cemitério antigo”, está localizada à avenida Eduardo de Castilho, nº1380, Vila Aparecida; lá haverá dois portões disponíveis para entrada e saída. Um deles é o portão principal, de frente para a avenida Eduardo de Castilho, e o outro na lateral, pela rua Tiradentes.
Já o Cemitério Jardim da Paz fica localizado na avenida José Pinto de Almeida s/nº, bairro Jardim Pevi II, com um único portão de entrada e saída, junto à fachada.
Os trabalhos preparativos para receber o público, assim como a zeladoria permanente destes espaços, está a cargo da Emurpe (Empresa Municipal de Urbanização de Penápolis). Para tanto, conta com apoio e parceria de diversos setores da municipalidade, especialmente no Dia de Finados.
Nos próximos dias serão divulgados mais detalhes sobre os serviços garantidos pelo poder público no feriado, referentes à organização dos visitantes, como presença de ambulantes, interdição de ruas próximas, estrutura de segurança, celebrações religiosas e circulação do transporte coletivo, entre outros.