Sexta-feira, 10 de Maio de 2024
19 JUN 2012
Laudo que indicará causa da morte de jovem deve sair em até 60 dias

O Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Penápolis informa que a causa da morte de um jovem no Pronto Socorro Municipal, na madrugada do último domingo (17), será apontada por laudo necroscópico. O mesmo deve ficar pronto entre 30 e 60 dias.

Segundo informações do enfermeiro da Vigilância, Alexandre Pereira Almeida, existem rumores na cidade de que o rapaz, que tinha 30 anos e era morador do bairro Jardim do Lago, tenha morrido de meningite, entretanto não se pode afirmar nada. “Apenas o laudo necroscópico poderá apontar a real causa da morte. Não podemos fazer alarde com base em suposições”, comentou ele.

O enfermeiro esclareceu ainda que o médico que realizou a necrópsia determinou que o caixão do rapaz fosse lacrado justamente em razão de não haver uma causa definida para o óbito.

Ainda de acordo com a Vigilância Epidemiológica, o paciente deu entrada no Pronto Socorro no sábado por volta das 14h, apresentando febre, vômito e mal estar. O mesmo foi submetido a vários exames, que não apontaram nenhuma anormalidade. Entre os exames realizados, foi feita a Prova do Laço, que detecta sinais da dengue, o qual apresentou resultado negativo. Também no exame clínico, realizado pelo médico, não foi detectado nenhum indício de meningite, como por exemplo irritação meníngea e a rigidez da nuca.

Ele foi medicado, a febre baixou, e diante da melhora do quadro foi liberado com receituário médico.

Por volta das 23h do mesmo dia o rapaz voltou ao Pronto Socorro relatando mal estar. Na verificação da enfermagem foi observada uma febre baixa, de 37 graus. Os familiares então não quiseram aguardar pelo atendimento, retornando para casa.

Por volta das 01h de domingo os mesmos familiares notaram que o paciente estava passando mal e o levaram pela terceira vez ao Pronto Socorro, onde chegou com parada cardiorrespiratória.

“Foram adotados todos os procedimentos de reanimação do paciente, porém sem sucesso, o que determinou o óbito”, relatou Almeida.

“Devemos aguardar o resultado dos exames necroscópicos para então nos pronunciarmos sobre o que realmente levou à morte do rapaz”, finalizou o enfermeiro.

Colega

A Secretaria Municipal de Saúde informa que um outro rapaz, colega de trabalho do penapolense que foi a óbito neste domingo, encontra-se internado na cidade de Araçatuba. Em virtude disso, muitos comentários surgiram na cidade de que ele apresenta a mesma doença que supostamente teria causado a morte, no caso uma meningite, alarmando a população sobre a possibilidade de uma epidemia. O fato não procede.

Segundo apurado, o outro rapaz foi internado dias atrás apresentando sintomas parecidos do colega, entretanto seu diagnóstico é de pneumonia. O mesmo foi atendido na rede particular, por meio de plano de saúde, e foi encaminhado para internação na cidade vizinha. Não há portanto, até o momento, nenhum caso de meningite confirmado, nem do rapaz que morreu no fim de semana e nem do amigo que encontra-se internado em Araçatuba.

“É prudente que aguardemos para afirmar alguma coisa. Em virtude da proximidade dos dois casos, a Vigilância Epidemiológica de Penápolis está acompanhando a evolução do quadro para tomar as providências cabíveis, caso necessário”, falou o secretário municipal de Saúde, Antônio Sidney Marques.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024