Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
04 AGO 2021
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Visitadores do Criança Feliz participam de capacitação com o Banco de Leite
Profissionais do Banco de Leite da Santa Casa explicaram sobre a importância da amamentação e alimentação infantil
A equipe de visitadores domiciliares do Programa Criança Feliz, executado pela Sasc (Secretaria de Assistência Social e Cidadania), participou de uma capacitação com profissionais do Banco de Leite da Santa Casa de Misericórdia de Penápolis. A formação foi realizada na última semana e foi ministrada pela coordenadora do Banco de Leite, Denise Aparecida Sussai e a técnica de enfermagem, Gabriela Garcia Violim Leite.
A supervisora do Programa Criança Feliz, Ana Cláudia Augusti, explicou que os visitadores estão em contato direto com as famílias atendidas pela iniciativa. “O programa faz acompanhamento de gestantes e famílias com crianças de até três anos. No caso de crianças que recebem o benefício de prestação continuada, o acompanhamento é feito até os seis anos”, afirmou.
“Por isso, é fundamental que os visitadores obtenham conhecimento para levar essas informações para as famílias. A equipe do Banco de Leite explicou sobre a importância da amamentação e a alimentação balanceada para as crianças. Agradecemos a disponibilidade das profissionais da Santa Casa em capacitar nossos visitadores”, destacou a supervisora do Criança Feliz.
Nos próximos dias, os visitadores do programa Criança Feliz farão uma visita às instalações do Banco de Leite da Santa Casa, para conhecer com mais detalhes todo o trabalho executado, com a coleta, a pasteurização, o processamento, avaliação do leite, e a distribuição final do leite pasteurizado.

Criança Feliz
O programa Criança Feliz consiste em promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. A iniciativa é do Governo Federal, e visa atingir um público prioritário formado por gestantes, crianças até 03 anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; crianças até 06 anos e suas famílias beneficiárias do Beneficio de Prestação Continuada; e crianças até seis anos afastadas do convívio familiar.
O desenvolvimento do Programa Criança Feliz se dá por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultural e direitos humanos. Durante as visitas é observada a relação da família com as crianças, o vínculo estabelecido entre eles, assim como o desenvolvimento dos pequenos. Também questões relacionadas às gestantes e suas famílias, preparação para o nascimento, cuidados perinatais, colaboração para o exercício da parentalidade, entre outros assuntos.