Quinta-feira, 16 de Maio de 2024
11 JUL 2013
Secretaria de Educação adere ao Pacto Nacional de Alfabetização

Mais de 40 professores da rede municipal de ensino participam do curso de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação por meio de adesão ao programa do Ministério da Educação (MEC).

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um acordo formal assumido pelo Governo Federal, com os estados, municípios e entidades para firmar o compromisso de alfabetizar crianças até no máximo, 8 anos de idade, garantindo que todas estejam alfabetizadas no final do 3º Ano do Ensino Fundamental.

Como uma de suas ações, o Pacto prevê a formação de professores alfabetizadores. Devido a adesão da Secretaria Municipal de Educação ao PNAIC, os professores da rede municipal foram convidados a participar da formação. O curso é oferecido aos professores dos 1º, 2º e 3º anos, sendo que 43 professores se propuseram a fazer a formação, que tem o objetivo de assegurar a reflexão mais minuciosa sobre o processo de alfabetização e sobre a prática docente.

Em Penápolis, a formação iniciou em maio e acontece às quartas-feiras, das 18h30 às 22h30, na Emef Armelindo Artioli. O curso é ministrado pelos professores orientadores Flávio Eduardo Waldemarin e Cristina Galli, que recebem formação na Unesp de Assis.

Em 2013, a formação oferecida é na área de Língua Portuguesa/Alfabetização propondo uma reflexão sobre diversos pontos, como: currículo, planejamento, ambiente alfabetizador, ludicidade na sala de aula, projetos e sequências didáticas. A carga horária total é de 120 horas, sendo 80 horas presenciais e 40 horas de atividades extra-classe. No próximo ano, em 2014, o curso terá continuidade, mas na área da Matemática.

Livros e jogos

Com a adesão ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, Penápolis recebeu do Ministério da Educação, todo o material apostilado para a realização do curso aos professores interessados.

Além disso, o MEC também destinou para todas as 10 Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) kits de livros e jogos didáticos voltados para a alfabetização, em complemento ao trabalho realizado pelo PNAIC.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024