Quinta-feira, 16 de Maio de 2024
14 JUL 2013
Secretaria de Educação realiza avaliação institucional nas unidades infantis

A Secretaria Municipal de Educação desenvolveu na última segunda-feira, 08 de julho, a 1ª Avaliação Institucional nos Ceims (Centros de Educação Infantil Municipais), momento em que as educadoras e encarregadas se reuniram para analisar o trabalho realizado ao longo do primeiro semestre de 2013, propor novas atividades e ainda participaram de oficinas de aperfeiçoamento e capacitação.

Atualmente, a rede municipal de ensino conta com mais de 130 educadoras infantis que atuam nos 14 Ceims, antigas creches. De acordo com o secretário municipal de Educação, José Carlos Pansonato Alves, o Zequinha, é extremamente importante que esses profissionais possam avaliar o trabalho que vem sendo realizado e propor novidades que contribuam para o desenvolvimento das crianças”, disse.

A 1ª Avaliação Institucional nos Ceims contou com uma programação específica para cada período de trabalho. Na parte da manhã, as educadoras foram divididas em grupos e participaram de quatro oficinas de formação.

A oficina de “Modelagem em argila”, foi ministrada por Celina Passafaro; a de “Brinquedos em tecido” por Kiki Antunes, a de “Artes Plásticas” por Sandra Simão e “Massagem para bebês” foi ministrada pela enfermeira Patrícia Nunes. As oficinas foram realizadas em parceria com a Rede CAAS (Crianças Amadas, Adultos Seguros) por intermédio da coordenadora Inês Peters que entrou em contato com as oficineiras.

Avaliação

Já no período da tarde, cada encarregada reuniu-se com o seu grupo de educadoras na unidade onde trabalham e, juntas, avaliaram o semestre, apontando situações positivas, negativas e algumas sugestões para melhorar a qualidade do trabalho.

Dentre elas, a ênfase foi com relação à importância da ludicidade e por esse motivo, serão inseridas mais brincadeiras nas atividades de rotina com os alunos, pois é através do lúdico que a criança desenvolve a oralidade, socialização e outros aprendizados. Além disso, as educadoras trocaram informações e aprendizado sobre as oficinas realizadas no período da manhã.

De acordo com o diretor do Departamento de Ensino Infantil, Flávio Eduardo Waldemarin, a grande maioria dos profissionais envolvidos avaliou como positivo o trabalho realizado no primeiro semestre. “Mais de 90% das educadoras e encarregadas fizeram uma avaliação positiva. Isso demonstra que algumas mudanças e grande esforço da equipe estão gerando bons resultados. E para o próximo semestre, queremos melhorar ainda mais, seguindo as sugestões propostas pelas educadoras”, finalizou.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024