Quinta-feira, 28 de Março de 2024
13 FEV 2023
Vigilância Epidemiológica faz orientações nas unidades básicas
Recentemente a equipe realizou uma palestra na Macro de Saúde 4
O Serviço Municipal de Vigilância Epidemiológica de Penápolis está realizando um trabalho preventivo por meio de palestras nas unidades básicas de saúde. Nestas ocasiões são feitas orientações sobre cuidados básicos que evitam acidentes com escorpiões, além do aparecimento de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, febre amarela e chikungunya.
Recentemente a equipe realizou uma palestra na Macro de Saúde 4, beneficiando cerca de 40 munícipes que estavam no espaço aguardando consultas e procedimentos médicos oferecidos pela unidade.
Ao todo o trabalho de orientação nas unidades básicas envolve agentes comunitários de saúde, além da equipe de enfermagem e agentes de combate às endemias.
Foram feitas explicações a respeito do ciclo de vida do Aedes e dos escorpiões, locais de reprodução, fontes de alimento, modos de prevenção, entre outras informações.
De acordo com o encarregado da Vigilância Epidemiológica, Marco Antonio Braz de Souza, é fundamental que a população permaneça em estado de alerta e continue vistoriando seus domicílios.
“A única alternativa para livrar a população destas ameaças é eliminar recipientes que possam reter água parada, favorecendo a postura de ovos do mosquito. Da mesma forma se faz importante evitar acúmulo de materiais que sirvam de esconderijo e fonte alimento para os escorpiões”, destacou ele.
“Nosso trabalho tem sido corpo a corpo junto à população para conscientizar o máximo possível sobre a responsabilidade de cada um. O poder público tem que fazer a sua parte, mas a população também precisa colaborar. Só essa união pode de fato fazer a diferença”, concluiu Marco Souza.