28 JUL 2013
Penápolis realiza IX Conferência da Assistência Social dia 02

A Prefeitura de Penápolis convida toda comunidade para participar da IX Conferência Municipal da Assistência Social que será realizada na próxima sexta-feira, dia 02 de agosto, com o tema “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS - Sistema Único da Assistência Social”. O evento acontecerá a partir das 7h30, no auditório do Sindicato Sindicato Rural (Av. Expedicionário Diogo Garcia Martins, 530, Centro). A Conferência é realizada pelo Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Sasc), com apoio da Prefeitura de Penápolis.

São convidados a participar da IX Conferência Municipal da Assistência Social todos os profissionais da área, representantes das entidades assistenciais de Penápolis, os usuários e demais pessoas interessadas.

A palestra sobre o tema da conferência será ministrada pela psicóloga e consultora de Gestão Pública na área de Assistência Social, Saúde e Educação, Maísa Colombo. A palestrante já foi gestora de Assistência Social por quatro anos em Presidente Venceslau.

A secretária de Assistência Social, Tânia Regina Pinheiro de Almeida, destaca a importância da participação da comunidade no evento que contribuirá para os projetos desenvolvidos pela Sasc. “A Secretaria desenvolve ações com a comunidade por meio do CRAS e CREAS e também projetos de transferência de renda. Além disso, é responsável por repassar recursos para oito entidades assistenciais do município que atendem centenas de famílias”, comentou.

De acordo com a assistente social, Rosiley Berbel, a conferência municipal definirá propostas para uma melhor gestão do SUAS e também um balanço das ações que foram alcançadas. “Além de sugerir novas propostas, os grupos também vão analisar as propostas aprovadas em conferências anteriores e que já foram colocadas em prática”, explicou a assistente social.

Eixos

Após a palestra, os participantes serão divididos em grupos para discussão de seis eixos temáticos: 1- O Confinamento Obrigatório da Assistência Social; 2- Gestão do SUAS: Vigilância Socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação; 3- Gestão do Trabalho; 4- Gestão de Serviços, Programas, Projetos e Benefícios; 5- Gestão de benefícios no SUAS; 6- Regionalização. As propostas serão aprovadas em plenária. Haverá ainda eleição dos delegados que irão representar Penápolis na Conferência Regional da Assistência Social. O enecerramento está previsto para 12h30.

7h30 – Credenciamento

8h – Abertura oficial

8h30 – Palestra ““A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS” - Psicóloga Maísa Colombo, consultora de Gestão Pública na área de Assistência Social

9h30 – Discussão em grupos – 6 eixos temáticos