Terça-feira, 23 de Abril de 2024
02 ABR 2023
Prefeitura faz ação para alertar sobre presença de animais na via pública
Na última sexta-feira, 31, a Prefeitura de Penápolis efetuou uma ação de conscientização junto à comunidade para alertar a respeito da presença de animais de grande porte soltos na via pública, bem como o trabalho de apreensão deles por parte do poder público.
O objetivo da ação é evitar que as apreensões tenham de ser feitas, conscientizando os proprietários sobre a responsabilidade de manter seus animais em condições seguras.
“Cavalos e também bovinos acabam sendo vistos soltos pelas ruas, terrenos e até praças, oferecendo riscos de acidentes no trânsito. Isso pode provocar danos, ferimentos ou até mortes para as pessoas e para os próprios animais, que são inocentes e da mesma forma têm sua integridade ameaçada”, comentou o secretário municipal de Administração, Pablo Ambrosio Ianela.
“Infelizmente, se os proprietários não cumprem com as responsabilidades, o poder público tem de recolher e aplicar as sanções previstas na legislação vigente”, alertou.

Empresa Contratada
O secretário informou que nesta sexta-feira um caminhão, dotado de “gaiola” tipo boiadeiro, para transporte de animais de grande porte, participou da ação de conscientização da prefeitura.
“Esse caminhão pertence à empresa que contratamos, via licitação pública, para executar o recolhimento de cavalos, bovinos e muares encontrados pela fiscalização, ou apontados pela população via Ouvidoria Municipal pelo telefone 156”, explicou Pablo.
O caminhão, identificado com uma faixa, percorreu junto ao Serviço de Fiscalização, alguns pontos da cidade identificados pela Ouvidoria Municipal como de maior incidência de animais soltos na via pública.
Nestes locais foi feita orientação quanto à atividade de apreensão, responsabilidade dos proprietários, punições previstas na lei, destinação de animais cujas multas não forem pagas ou não forem reclamados, entre vários outros aspectos legais.
Alguns dos pontos visitados foram as imediações do novo Posto Peixinho, trevo das proximidades da empresa João Blanco, trevo do Jardim Pevi, Aeroporto, Prefeitura, Santuário São Francisco de Assis, Posto Caneco de Ouro e Jardim Europa.
“Esperamos que a população colabore, pois todos ganham quando cada um cumpre com suas responsabilidades. Nosso objetivo não é multar ninguém, nem tirar o animal do proprietário, porém é nosso dever manter a ordem e evitar que problemas maiores ocorram devido à presença desses animais no trânsito”, concluiu o secretário de Administração.