Segunda-feira, 29 de Abril de 2024
04 SET 2023
TRÂNSITO E MOBILIDADE URBANA
Defesa Civil recolhe fios soltos em via pública
Foram recolhidos fios e cabos soltos, pendurados e enrolados que possam trazer riscos para motociclistas, ciclistas e pedestres
Nos últimos dias, a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil de Penápolis realizou uma série de recolhimentos de fios e cabos soltos em vias públicas e postes de energia da cidade, especialmente como medida de prevenção a acidentes. A ação foi realizada em diversos bairros, como Alto das Brisas, Village Regina, Edejama, Mutirão, Eldorado, Ipê e Altimari.
O recolhimento dos fios ocorreu a partir de solicitações da comunidade, além de um diagnóstico da Defesa Civil. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Penápolis e secretário de Trânsito, Daniel Rodrigueiro, esta é uma medida preventiva no sentido de evitar acidentes de trânsito.
“Esses fios pendurados, soltos, enrolados em postes de energia apresentam um alto risco de acidente para os motociclistas, ciclistas, motoristas e pedestres. A equipe da Defesa Civil recolhe os fios e cabos que estejam em altura inferior a 4,40 metros, conforme previsão do Código de Trânsito Brasileiro”, destacou.
O recolhimento foi realizado em alguns bairros da cidade, como na avenida Afonso Giovane da Silva, na Village Regina; na rua 13 de Maio, na Vila Edejama e na rua Marechal Deodoro, na Vila Altimari. A ação também foi realizada nos bairros Mutirão, Jardim Eldorado, Alto das Brisas e Jardim Ipê.
Vale lembrar que denúncias e solicitações podem ser feitas pela população utilizando a Ouvidoria Municipal: basta acionar o telefone 156 (ligação gratuita), com atendimento das 08h às 16h30, de segunda a sexta-feira. Também é possível registrar a solicitação pelo e-mail do serviço ([email protected]).
O Coordenador da Defesa Civil disse que a Prefeitura tem atuado há bastante tempo para conscientizar as empresas sobre a ordenação dos fios. “Têm sido muitos os chamamentos e orientações com as empresas prestadoras deste tipo de serviço, mas mesmo assim continuam existindo essas ocorrências que põem em risco a segurança da comunidade”, finalizou Rodrigueiro.