29 MAI 2024
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
46 municípios participam de Congresso da Assistência Social
Na oportunidade foi lançada uma cartilha com as diretrizes do Sistema Único da Assistência Social

Aconteceu em Penápolis nesta quarta-feira, 29, o I Congresso da Política Pública de Assistência Social “Articula Penápolis”. O evento ocorreu durante todo o dia no salão do Clube de Campo Lago Azul, com a presença de representantes de 46 municípios. Segundo levantamento da organização, a iniciativa reuniu ao todo 280 profissionais do setor.
A realização foi uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Penápois, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social de São Paulo (Drads Alta Noroeste) e o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de São Paulo.
Logo na abertura os participantes assistiram a apresentações culturais dos idosos que frequentam o Projeto Centro Dia, dos idosos assistidos pelas unidades de Cras e Creas, além das mulheres atendidas pelo Creas. Logo após aconteceu o pronunciamento da presidente do Coegemas/SP (Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social), Magali Pereira Gonçalves Costato Basile.
Também foi apresentado um Painel com o tema “A Articulação da Polícia Pública de Assistência Social no Âmbito da Proteção Social Básica, para a Plena Efetivação dos Direitos Sociais”. A coordenação foi da professora doutora Elizabete Rosa.
O evento foi encerrado com um Seminário de Boas Práticas, do qual participaram os municípios de Penápolis, Andradina, Buritama, Birigui e Valparaíso.
Na oportunidade, a equipe da Assistência Social de Penápolis promoveu o lançamento da cartilha com as diretrizes de toda a rede do SUAS, o Sistema Único da Assistência Social. A referida cartilha possui seis volumes e explica passo a passo o funcionamento e o atendimento à comunidade.
O secretário municipal de desenvolvimento Social de Penápolis, Pedro Sanchez, avaliou a iniciativa positivamente e agradeceu a todos os colaboradores, entre eles o Clube de Campo Lago Azul, pela cessão do espaço para o congresso, e as organizações sociais parceiras da Prefeitura, que também prestigiaram.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024