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Quinta-feira, 17 de Julho de 2025
Prefeitura de Penápolis / SP
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MAI
04
04 MAI 2014
Creches que viraram escolas: Pela primeira vez educadoras infantis recebem material de apoio do MEC
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No processo de melhoria das condições de trabalho das profissionais, Secretaria Municipal de Educação está promovendo ainda a reavaliação do Plano de Carreira da categoria

 

Em uma constante evolução, a Educação oferecida na rede pública municipal de Penápolis tem conseguido atender a comunidade com qualidade e eficiência cada vez maiores. Um exemplo disso são os investimentos realizados na área de atendimento dos Ceims (Centros de Educação Infantil Municipais) – antigamente conhecidos como creches. Atualmente essas unidades são escolas, e não mais apresentam a característica apenas assistencialista de cuidar das crianças enquanto os pais trabalham. Pensando em melhorar esse atendimento, a partir deste ano, a Secretaria Municipal de Educação proporcionou às Educadoras Infantis um material de apoio para orientar as atividades com as crianças de zero a três anos durante o ano letivo.

O material teórico é chamado “Brinquedo e Brincadeiras nas Creches”, e foi produzido pelo MEC (Ministério da Educação) com apoio da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Trata-se da primeira vez na história do serviço das Educadoras Infantis que elas tem um material de apoio que possa direcionar as suas ações no dia a dia.

Para a equipe da Secretaria Municipal de Educação, é muito importante que o profissional tenha um respaldo nestes materiais para trabalhar com os alunos. Neste caso, tanto o material do MEC para crianças de zero a três anos, quanto o material do Sesi para crianças de quatro a cinco anos, estão dentro da mesma proposta da Secretaria Municipal de Educação e contemplam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

Visando melhor aproveitamento da situação, todas as educadoras da rede municipal de ensino e também das creches parceiras, participaram no último mês de fevereiro de uma formação geral para utilização do material. Houve a participação de cerca de 200 profissionais, entre educadoras, diretoras e estagiários que atuam nos Ceims.

Durante a formação, as educadoras foram divididas em grupos e fizeram a leitura do material, análise, discussão e sugestões de atividades práticas.

 

Plano de Carreira

No processo de melhoria das condições de trabalho das profissionais Educadoras Infantis, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Penápolis está promovendo ainda a reavaliação do Plano de Carreira da categoria.

Até o ano de 2010 as servidoras que executavam este trabalho eram denominadas Auxiliares de Desenvolvimento Infantil, entretanto a partir de 2011, por meio da Lei nº 1.707, de 03/01/2011, foram criados os cargos de Educador Infantil I, II, III, IV e V. Apesar de haver melhorado muito as condições de trabalho, o Plano de Carreira da função não atendeu plenamente as expectativas da categoria (152 educadoras, na época). Por esta razão, agora na atual gestão da Secretaria Municipal de Educação, está havendo a reavaliação do Plano de Carreira das Educadoras.

O processo está em andamento com a seguintes ações já realizadas: solicitação de contratação de uma empresa especializada para a reelaboração do Plano de Carreira atual; processo de abertura de convite e contratação já realizado; empresa contratada elaborando a minuta do novo Plano de Carreira. Atualmente a Secretaria de Educação possui 174 Educadoras trabalhando nas unidades.

 

Estrutura

Atualmente a Prefeitura de Penápolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, mantém em funcionamento 14 unidades municipais Ceims (antigas creches). Além disso existem outras três unidades conveniadas, que são o Lactário Dília Ribeiro, a Casa Anjo da Guarda, e a Fundação Nely Jorge Colnaghi, totalizando em 2014 o atendimento a 1.729 crianças penapolenses.

 

 

 

Formações Continuadas para as Educadoras ocorridas este ano:


  • Implantação do Manual de Orientação Pedagógica - “Brinquedos e Brincadeiras nas Creches” - cinco módulos elaborados pelo MEC com o apoio da UNICEF, como material de orientação para o desenvolvimento das atividades das educadoras que trabalham com as crianças de 0 a 3 anos, durante todo o ano letivo.


  • Planejamento Centralizado ( todas as Educadoras)

Estudo do Módulo I – Brincaderira e Interações nas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil.


  • Parada Pedagógica (Palestra Inteligência Emocional) Estudo do Módulo II – “Brinquedos, Brincadeiras e Materiais para Bebês” e 1ª Avaliação Institucional.


  • Próximas Paradas Pedagógicas/Avaliação Institucional: 10/07/2014 e 03/10/2014


Secom - PMP

 

 

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