Os motoristas dos ônibus do Transporte Coletivo têm encontrado muitas dificuldades de parar o veículo durante o percurso para embarque e desembarque de passageiros. Esse problema se deve porque alguns munícipes não respeitam a vaga exclusiva dos coletivos e estacionam seus carros nos pontos de ônibus.
Os pontos de ônibus estão muito bem sinalizados com os postes de identificação, faixa amarela delimitando o espaço de parada e também pintura de solo com a palavra “ônibus”. E mesmo assim, algumas pessoas estacionam nestes locais indevidamente.
Essa situação vem acontecendo frequentemente no centro da cidade e aumentou ainda mais neste período de grande fluxo de veículos devido às compras de Natal. “É preciso que a população tenha consciência e não estacione carros e motos nos pontos de ônibus. Essa atitude pode causar graves acidentes de trânsito”, alertou o encarregado do Transporte Coletivo, Fernando Catelan do Nascimento.
Quando outro veículo está estacionado indevidamente no ponto de coletivo, o motorista é obrigado a parar o ônibus na rua, o que acarreta muitos riscos: atropelamento das pessoas que desembarcam na rua, inclusive crianças; prejudica o embarque e desembarque dos idosos, pois o degrau fica mais acima do nível do chão; outros veículos também podem colidir com o coletivo, entre outros.
Multas
De acordo com o encarregado Fernando Catelan, todos os motoristas do Transporte Coletivo que se depararem com essa situação, foram orientados a ligar para a polícia e informar o veículo que estiver estacionado indevidamente no ponto de coletivo, para que todos os procedimento cabíveis sejam tomados, inclusive a apicação de multas.
Secom – PMP