Penápolis receberá nos próximos dias uma equipe técnica da empresa PETCOM – Eletrônica e Telecomunicações, responsável pela implantação do Programa Cidade Digital, do Governo Federal, que fará uma vistoria na cidade. O programa prevê a interligação dos prédios públicos através de cabos de fibra óptica e também o acesso gratuito à internet para a população, em diversos pontos da cidade. Para isso, serão vistoriados os prédios públicos, postes de energia e o espaço em geral onde os prédios estão localizados.
Penápolis foi escolhida entre as 80 cidades de todo Brasil e apenas oito do Estado de São Paulo para receber o projeto piloto Cidade Digital. Nos próximos anos, o projeto irá beneficiar mais de 3 mil cidades do país.
Na última sexta-feira, 18, representantes da Prefeitura de Penápolis participaram de reunião com o funcionário da PETCOM, Rodrigo Gonçalves Silva, Coordenador de Implantação, que esclareceu como será feita a instalação da fibra óptica e demais serviços para a implantação do programa Cidade Digital.
Na oportunidade, também participou da reunião, o gerente de negócios da CPFL Paulista, Kleber de Almeida Araujo, pois a interligação dos cabos de fibra óptica será feita por meio dos postes de energia, e precisará de autorização para serem utilizados. O secretário municipal de Administração, César Rodrigues Borges, destacou o apoio do gerente da CPFL, Kleber Araujo, que irá agilizar o processo de autorização da Companhia para utilização dos postes.
Estrutura
Inicialmente, serão interligados 17 prédios públicos de Penápolis por meio de fibra óptica e também haverá instalação de três pontos de acesso gratuito à internet para a população, o que corresponde a aproximadamente 3,4 quilômetros de cabos de fibra óptica. Para isso será necessário a utilização de cerca de 380 postes da CPFL. Segundo informou o representante da PETCOM, Rodrigo Gonçalves Silva, a previsão para finalizar a implantação do programa Cidade Digital em Penápolis é até agosto deste ano.
De acordo com o chefe de serviço de Informática da Prefeitura, César Alencar Assumpção, os cabos de fibra óptica vão passar próximos a outros prédios, o que permite que futuramente a rede seja interligada com outros pontos que não foram contemplados nesta fase. “Outra possibilidade futura é aproveitar a estrutura para a instalação de câmeras de segurança na cidade”, citou.
A empresa PETCOM - Eletrônica e Telecomunicações venceu o processo licitatório realizado pelo Ministério das Comunicações e portanto, é a responsável pela implantação do projeto piloto em Penápolis, inclusive com o fornecimento de materiais, mão de obra, equipamentos.
Durante seis meses a empresa também fará a manutenção, treinamento dos funcionários e gerenciamento da rede. Para esses serviços a PETCOM receberá do governo federal um valor estimado de aproximadamente R$703 mil para a instalação do programa Cidade Digital, apenas no município de Penápolis.
Secom – PMP