Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
14 ABR 2018
Novas motobombas são instaladas na Estação de Captação de Água
Os novos conjuntos de motobombas trazem mais eficiência na captação de água

Por meio do Programa Eficiência Energética da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) recebeu três conjuntos de motobombas para a instalação na Estação de Captação de Água. O investimento é de cerca de R$ 555 mil, com recursos do programa da CPFL.
Os recursos do programa foram investidos na troca de três conjuntos motobombas, dois deles com potência de 200 cavalos e um de 250 cavalos, além da instalação de novos painéis elétricos e inversores de frequência na Estação de Captação de Água. Segundo o presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, o Batata, as novas motobombas trazem mais eficiência à captação.
“O sistema de captação de água de Penápolis trabalhava com três conjuntos motobombas de 150 cavalos, que funcionam simultaneamente captando água do Ribeirão Lajeado. Em condições normais de operação, o sistema capta na ordem de 321 litros/segundos. Tais bombas antigas foram instaladas há 20 anos”, explicou.
“O investimento permitirá a mesma produção de água atual, mas com redução da conta de energia elétrica e assim, redução dos custos operacionais. Os novos equipamentos proporcionarão uma redução nas horas de funcionamento e a desativação do sistema no horário de pico de consumo de energia elétrica”, destacou Batata.
O diretor de Saneamento e Meio Ambiente do Daep, Fabrício Aparecido Damazo, acrescentou que a troca dos equipamentos atenderá o crescimento da cidade. “A instalação de inversores de frequência permitirá que os operadores de bombas otimizem o bombeamento usando a variação de rotação das bombas”, afirmou o diretor.
Esta melhoria foi conquistada a fundo não reembolsável através de uma chamada publica de eficiência energética promovida pela CPFL em 2016. No decorrer deste período, foi feito um diagnóstico em cooperação técnica entre a empresa Megaenergia Engenharia e Consultoria Energética Ltda e o Daep.