Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
28 DEZ 2018
Definida organização social que administrará o AME Penápolis
Prefeito e governador durante anúncio do AME Penápolis em junho; processo concretizado com o gerenciamento definido

Foi publicado ontem (27) no Diário Oficial do Estado de São Paulo, o despacho que definiu a organização social responsável pelo gerenciamento do Ambulatório Médico de Especialidades – AME Penápolis. A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Pacaembu foi selecionada pelo Governo Estadual para gerir a unidade.
Segundo o prefeito Célio de Oliveira, a previsão é que o Contrato de Gestão seja assinado ainda hoje (28). “Esta era a última etapa do processo da Convocação Pública para selecionar a organização social que será responsável pelo gerenciamento do nosso AME. Com a definição, o AME definitivamente pertence a Penápolis”, destacou o prefeito.
Ainda segundo Célio, após a assinatura do Contrato de Gestão, o Governo Estadual deve liberar recursos para que a organização social dê início ao Plano Operacional. “Com os recursos, a OS dará início ao projeto de implantação do AME, incluindo a adaptação do local onde a unidade será instalada, entre outros custos”, explicou.
“Agradecemos ao governador Márcio França pela agilidade e eficiência no processo de implantação da unidade. O governador cumpriu com a promessa feita em junho, durante o anúncio do AME em Penápolis, de que não mediria esforços para que este processo se concretizasse e fosse finalizado ainda em sua gestão”, agradeceu Célio.

Atendimento
O prefeito também destacou que a expectativa é que a inauguração do AME Penápolis seja feita até abril de 2019. “Com o processo técnico finalizado, a OS dará início às adaptações no prédio, à compra de equipamentos e à contratação da equipe técnica. Acreditamos que o AME esteja em pleno funcionamento até abril”, afirmou.
Nesta primeira fase, o AME será instalado no prédio do antigo Hospital Luiz Valente. O AME atenderá cerca de 40 municípios e oferecerá eficiência em atendimento e em diagnóstico, além do tratamento, o que inclui cirurgias de baixa e média complexidade. O projeto técnico do Departamento Regional de Saúde de Araçatuba – DRS II estima que o AME de Penápolis oferecerá mais de 3.200 consultas médicas por mês.
Serão realizadas mensalmente cerca de 150 cirurgias de baixa complexidade e 300, de média, totalizando 450 cirurgias por mês. Serão oferecidas as especialidades de oftalmologia, ginecologia, mastologia, anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral e vascular, coloproctologia, gastroenterologia, neurologia, otorrinolaringologia, pneumologia e urologia.
Ainda está previsto o projeto de expansão do AME Penápolis com a construção de um novo prédio na avenida Irmãos Buranello, com área construída de 4.090 metros quadrados. No novo prédio, o número de atendimentos será ampliado, assim como o número de especialidades oferecidas.