Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
05 JAN 2019
Prevenção ao Aedes deve ser rotina nas residências
A forma mais efetiva de prevenção ao Aedes é a eliminação dos criadouros

O Serviço Municipal de Vigilância Epidemiológica faz um alerta a toda a população penapolense sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Somente nos primeiros dias de 2019, já foram registrados dois casos positivos de dengue.
Segundo o encarregado do setor, Franklin Cordeiro, o período de muito calor e chuvas, é propício para a proliferação do mosquito. “Em apenas quatro dias, os ovos podem se transformar em mosquito, aumentando o índice de infestação. Por isso, é necessário que a população não se descuide”, explicou.
Os dois casos registrados em 2019 ocorreram na região dos bairros Vila São Vicente e Cidade Jardim. A equipe da Vigilância já trabalha no bloqueio da transmissão, com ações de controle de criadouros e pulverização de inseticida em um raio de 150 metros do local de registro do caso positivo.
Durante todo ano de 2018, foram registrados 09 casos positivos de dengue, um caso confirmado de zika e um caso de chikungunya. Na ADL (Avaliação de Densidade Larvária) calculada em outubro de 2018, Penápolis registrou o índice de 2,30% que coloca o município em situação de alerta. O índice avalia os níveis de infestação larvária no município.
Ainda segundo o encarregado, os moradores devem seguir uma rotina de cuidados em sua própria residência.  “Os cuidados para evitar a infestação do Aedes devem fazer parte da rotina de cuidados com a casa. Pelo menos uma vez por semana, o morador deve verificar ralos, vasos de plantas, as calhas e eliminar qualquer recipiente que possa acumular água”, destacou.
“Diante dos padrões epidemiológicos, o ano de 2018 foi tranquilo, com os casos sob controle. Mas o aparecimento constante de casos demonstra que a proliferação é contínua e há o risco de uma epidemia. Por isso, é fundamental que cada morador tenha consciência e seja responsável pela limpeza de sua propriedade”, enfatizou Cordeiro.

Orientações
Confira algumas orientações para manter as residências livres de focos do mosquito Aedes aegypti:
- Mantenha a caixa da água bem fechada. Coloque também uma tela no ladrão da caixa;
- Mantenha as calhas sempre limpas, evitando o acúmulo de folha e galhos que possam impedir o escoamento da chuva;
- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
- Mantenha lixeiras bem tampadas;
- Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
- Os vasos sanitários fora de uso ou de uso eventual dever ser tampados e verificados semanalmente;
- As bandejas de geladeira também podem acumular água. Fique atento;
- Pneus devem ser acondicionados em locais cobertos;
- Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.