Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
02 FEV 2019
Alerta máximo: Saúde elabora plano contra o Aedes
Durante a reunião foram apresentadas estratégias para prevenir a proliferação do mosquito

Com a situação de epidemia enfrentada por diversas cidades da região, Penápolis está em estado de alerta para evitar a proliferação de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como a dengue, zika e chikungunya. Nesta sexta-feira (01), servidores da Secretaria de Saúde se reuniram para a elaboração do Plano de Contingência contra o Aedes.
Com a participação das equipes das unidades básicas de saúde e do Serviço Municipal de Vigilância Epidemiológica, o Plano estabelece medidas para prevenção e controle do mosquito. Segundo o enfermeiro, Alexandre Pereira de Almeida, foram apresentadas estratégias para evitar a proliferação das doenças
“Ainda registramos poucos casos positivos de dengue, porém há uma epidemia em diversas cidades da nossa região, o que deixa o município em alerta máximo. Todos os servidores da Saúde estarão envolvidos nesse trabalho preventivo. Também precisamos que a população esteja totalmente envolvida em cuidar da sua residência, eliminando todos os criadouros do Aedes”, enfatizou.

Notificações
A Força Tarefa iniciada no dia 23 de janeiro já notificou mais de 90 proprietários de imóveis que trazem risco a saúde pública. Os notificados têm um prazo de 20 dias para efetuarem a limpeza, retirando todos os detritos e materiais depositados no local pois apresentam risco a saúde pública do município.
Caso a limpeza não seja efetuada dentro do prazo, o proprietário receberá uma multa no valor de R$631,45. Caso haja reincidência, a multa é dobrada atingindo o valor de R$1.262,90. As penalidades estão previstas nas Leis 1643/09, 2041/15 e 2043/15.
Os moradores encontrados nas residências são notificados pessoalmente para providenciar a limpeza. No caso de imóveis desabitados, os proprietários são notificados por edital com publicação no Diário Oficial do Município, disponível no site www.penapolis.sp.gov.br.
A Vigilância Epidemiológica também está notificando os proprietários de residências onde são encontrados criadouros e focos do mosquito Aedes aegypti. Vale ressaltar que a limpeza é de responsabilidade exclusiva do proprietário do imóvel, sob o risco de multa.