23 ABR 2013
Prevenção: Carreta com mamógrafos digitais chega a Penápolis em maio

As mamografias serão feitas em mulheres entre 40 e 69 anos, mediante agendamento nas unidades básicas de saúde

A partir do dia 13 de maio, a carreta (unidade móvel) do Hospital de Câncer de Barretos estará em Penápolis fazendo exames gratuitos de mamografia nas mulheres da cidade. Os exames devem ser agendados, e a expectativa é de que sejam realizados cerca de 100 exames por dia, numa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis.

As mamografias serão feitas em mulheres que tenham entre 40 e 69 anos, mediante agendamento. Para agendar o exame, é necessário procurar a Unidade de Saúde correspondente e apresentar cópias do RG, CPF, comprovante de endereço e o Cartão Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde).

As mulheres que não possuem o Cartão Nacional do SUS, devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde, localizada no Paço Municipal (Av. Marginal Maria Chica, 1.400 - Centro), também munidas dos documentos pessoais e comprovante de endereço.

A carreta fará um trajeto itinerante atendendo mulheres de todas as regiões do município. Inicialmente, ela ficará posicionada em frente à Unidade Básica de Saúde do bairro Silva Covas.

No Brasil morrem mais de 10 mil mulheres vítimas do câncer de mama por ano. Por isso, a carreta tem como objetivo executar exames preventivos e detectar possíveis doenças na mama ainda na fase inicial, em que as chances de cura são maiores.

Caso algum resultado de exame feito em Penápolis apresentar suspeitas, a paciente será encaminhada à Unidade de Prevenção em Fernandópolis para exames complementares.

A carreta do Hospital de Câncer de Barretos possui dois mamógrafos digitais em HD alta resolução e atenderá 95 cidades. Os exames são feitos por profissionais treinados e altamente qualificados.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024