25 ABR 2013
Circuito Cultural Paulista: Espetáculo “Luis Antonio – Gabriela" é apresentado neste sábado

A Secretaria Municipal de Cultura de Penápolis convida toda a comunidade para prestigiar o espetáculo teatral “Luis Antonio – Gabriela”, da Cia. Mungunzá de Teatro. A apresentação será no sábado, dia 27, às 21h, no Teatro Lúmine. A entrada é gratuita, mas os ingressos devem ser retirados no local com uma hora de antecedência. Classificação de 18 anos.

O diretor Nelson Baskerville coloca em cena sua própria história, em que seu irmão Luis Antonio desafia as regras de uma família conservadora. “Luis Antonio – Gabriela” é um documentário cênico que revela a trajetória de um brasileiro que ficou conhecido no exterior sob o codinome Gabriela.

A história tem início no ano de 1953, com o nascimento de Luis Antonio, filho mais velho de cinco irmãos. Aos oito anos, ele descobre a homossexualidade e inicia uma busca incessante pela própria identidade. Viveu em Santos até os 30 anos, quando decidiu partir para a Bilbao, na Espanha, onde assumiu a identidade de Gabriela. A história é narrada até sua morte, em 2006.

A trajetória de Luis Antonio é revelada também através do cenário, constituído por uma instalação cênica, repleta de imagens e sons que se confrontam. A composição sugere ao espectador a sensação de desidentificação, o que caracteriza a história da personagem central.

A apresentação “Luis Antonio – Gabriela” é uma realização do Circuito Cultural Paulista. O espetáculo chega a Penápolis através de parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, a APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte) e o governo do Estado de São Paulo.

Confira a Ficha Técnica do espetáculo:

Elenco: Day Porto, Sandra Modesto, Verônica Gentilin, Virginia Iglesias, Lucas Bêda e Marcos Felipe

Argumento e Direção: Nelson Baskerville

Texto: Nelson Baskerville e Verônica Gentilin