Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
09 JUL 2020
Corpe bate recorde de rendimentos aos cooperados
Durante o mês de junho, a Corpe teve aumento de 30% da coleta de materiais recicláveis

A Corpe (Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Penápolis) registrou um recorde de rendimentos aos cooperados no mês de junho. Com o aumento de 30% da coleta de materiais recicláveis, a renda destinada aos 38 cooperados ultrapassou em 26% a média registrada desde o início de 2020.
Todos os cooperados que tiveram a frequência de trabalho sem faltas garantiram rendimentos de mais de um salário mínimo. A renda bateu o recorde e ultrapassou em 26% a média dos meses de janeiro a maio. O encarregado da Corpe, Marcos Carrijo Vilanova, comentou que a quantidade de materiais coletada aumentou em 30% devido ao isolamento social.
“Durante este período de isolamento social, as pessoas estão consumindo mais produtos alimentícios o que ocasiona o aumento no descarte de embalagens. Com isso, as vendas dos materiais recicláveis aumentaram e, consequentemente, houve um significativo aumento da renda dos cooperados”, afirmou Vilanova.
O presidente do Daep, Márcio Wanderley, enfatizou que este foi o resultado do intenso trabalho dos cooperados. “Durante a pandemia, os cooperados não pararam nenhum dia, intensificaram o trabalho por conta do aumento da coleta, mas mantiveram toda a segurança para preservar a saúde”, destacou.
A Corpe solicita que a comunidade continue colaborando com a coleta seletiva. O presidente da cooperativa, Francisco Alexandre Cirilo, destacou que a renda dos 38 cooperados depende deste apoio da comunidade. “O lixo reciclável que a população separa em suas casas é a fonte de renda para a família dos cooperados, além de ajudar na preservação ambiental”, enfatizou o presidente da Corpe.

Evolução
Nos últimos anos, a Corpe passou por diversas mudanças que ampliaram o serviço executado e melhoraram a renda dos cooperados. Em 2013, a cooperativa contava com apenas 14 pessoas, com renda de menos de R$ 200,00. Neste ano, cada cooperado passou a receber uma cesta básica, conforme Lei Municipal nº1960/2013.
Entre as melhorias executadas, estão a construção de novo barracão de 250 metros quadrados, asfaltamento de parte das vias internas, aquisição de esteiras e prensas novas, adequação do prédio em relação às normas do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). Nos últimos anos, diversos convênios que possibilitaram a consolidação da cooperativa, modelo para outros municípios.
Em 2018, a Corpe foi equipada com um novo equipamento doado pela Fundação Banco do Brasil, que transforma, por meio de trituração, plásticos em granulados, vendidos com valores superiores a 200% do valor do plástico em forma de embalagem. Com isso, a cooperativa passou a agregar valor nos materiais separados pela população.