Agora as crianças do Residencial Gimenes e bairros adjacentes terão uma nova escola para frequentar com o retorno às aulas presenciais. É que a Prefeitura de Penápolis fez a entrega oficial do Centro de Educação Infantil Municipal – Ceim “Profª. Anna Maria Rodrigues Albendim”, na tarde desta terça-feira, 29.
A unidade foi conquistada junto ao Governo de São Paulo, através de convênio com a Secretaria de Estado da Educação, em um investimento de cerca de R$1,5 milhão. O prédio tem mais de 800 metros quadrados de construção e segue o padrão estabelecido pela FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), adequado para as crianças dessa faixa etária.
Conforme destacou o prefeito Célio de Oliveira, essa é uma região que cresceu muito nos últimos anos, com a implantação dos Residenciais Gimenes, Benone Soares de Queiroz e Marco Guerrero e por isso, existia uma demanda por vagas em creche.
“Com a entrega do novo Ceim, são oferecidas cerca de 100 novas vagas, zerando, portanto, a fila de espera e melhor ainda: agora temos oferta de vagas de creche nessa região”, comemorou o prefeito.
A secretária municipal de Educação, Neide Ferlin Assami, acrescentou ainda que além do valor do convênio, a Secretaria Municipal de Educação precisou investir mais R$75 mil na aquisição de brinquedos para as crianças, livros infantis e utensílios de cozinha para que a nova creche ficasse pronta para receber os alunos na volta às aulas. Ela agradeceu ainda todo o empenho da equipe para a organização da nova creche.
A construção da unidade foi iniciada por uma empresa terceirizada que abandonou a obra, sendo que a Emurpe (Empresa Municipal de Urbanização de Penápolis) assumiu a continuidade dos trabalhos, com apoio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços.
Para a conquista da creche-escola, o município contou com apoio do então deputado estadual e atual vice-governador Rodrigo Garcia, por intermédio do vereador Nardão Sacomani. A unidade fica localizada na rua Cornélio Brinholi nº 900, no Residencial Gimenes.
Homenagem à Anna Maria Albendim
Familiares da professora Anna Maria Rodrigues Albendim – que dá nome à nova creche – estiveram presentes na cerimônia de entrega do Ceim, quando também descerraram um quadro com sua foto, em homenagem à saudosa educadora.
A Professora Anna Maria Rodrigues Albendim nasceu em Monte Alto, em 28 de dezembro de 1928. Concluiu o antigo curso Normal em 1948, no Colégio Franciscano Educandário Coração de Maria. Iniciou a carreira do Magistério lecionando na zona rural; e em 1949 ingressou na Escola Augusto Pereira de Moraes onde exerceu sua profissão por 27 anos.
Dedicou sua vida à alfabetização, que era sua paixão. Tinha um olhar atento que fez a diferença na vida de muitas crianças. Uma professora meiga, carinhosa, dedicada, atenciosa e que encantava a todos ao seu redor.
Após sua aposentadoria em 1979, recebeu um convite para lecionar no Colégio Franciscano Coração de Maria.
Anna Maria Rodrigues Albendim era filha de Francisco Almeida Rodrigues e Maria Aparecida Arantes Rodrigues. Casou-se com Salvador Albendim Navarro e teve dois filhos: Ricardo Rodrigues Albendim e Maria Teresa Rodrigues Albendim Pitol; e dois netos: Alan Albendim Pitol e Giovana Albendim Pitol (que segue os passos de sua avó e sua mãe como educadora).
Secom – PMP