Terça-feira, 23 de Abril de 2024
24 JAN 2021
Transporte coletivo terá circulação suspensa aos finais de semana
Redução temporária da circulação atende medidas de economia de recursos públicos e de prevenção ao coronavírus

Medida entra em vigor no próximo fim de semana, seguindo a Fase Vermelha do Plano São Paulo

A partir do próximo final de semana, o Transporte Coletivo Municipal terá circulação suspensa aos finais de semana, de forma temporária. A alteração segue a reclassificação do Plano São Paulo divulgada sexta-feira (22) que estabelece que os municípios paulistas se mantenham na Fase Vermelha aos finais de semana.
De segunda a sexta-feira, as cinco linhas do transporte coletivo circulam normalmente das 05h30 às 20h10. Aos sábados, domingos e feriados, está suspensa a circulação dos veículos. A determinação está prevista no Decreto 6708/21, publicada no Diário Oficial do Município.
O secretário de Administração, Arthur Bezerra de Souza Junior, enfatizou que não haverá interrupção da continuidade do serviço, apenas uma suspensão temporária. “Com medidas mais restritivas definidas pelo Governo do Estado de São Paulo, o comércio estará fechado aos sábados e, portanto, suspenderemos a circulação aos finais de semana”, destacou.
“A redução na circulação de veículos ainda leva em conta as medidas de ajuste fiscal e contenção de gastos que demandam um esforço coletivo para eficiência e economicidade do poder público”, afirmou o secretário de Administração.
Segundo dados do Serviço Municipal de Transporte Coletivo, aos domingos, a média é de 110 passageiros em três linhas de transporte.
“A demanda aos finais de semana é bastante reduzida em relação aos custos do serviço. Além disso, cerca de 80% dos passageiros são idosos, grupo de risco da Covid-19. Essas informações foram a base para essas alterações temporárias na prestação do serviço”, esclareceu o secretário.

Prevenção
A Prefeitura de Penápolis alerta a todos os usuários do transporte coletivo sobre as medidas obrigatórias para a prevenção à Covid-19. É obrigatório o uso de máscaras, cobrindo nariz e boca, em todos os passageiros, além dos funcionários do serviço.
A capacidade máxima de lotação de passageiros sentados será reduzida em 50%, com alternância de assentos. É obrigatório manter as janelas abertas.
No início e ao término de cada viagem, será feita a limpeza e higienização de toda a superfície de toque (corrimão, maçaneta e banco) e de piso no interior dos veículos, com água e cloro 1% e álcool em gel a 70%. Todos os veículos estão equipados com dispenser com álcool em gel 70% para uso dos passageiros logo na sua entrada.

Horários
O Serviço Municipal de Transporte Coletivo informa à população sobre os novos horários de saída das cinco linhas do Terminal Urbano:
De segunda a sexta-feira: 05:30, 06:10, 06:50, 07:40, 08:30, 09:20, 10:10, 11:00, 11:50, 12:40, 13:30, 14:20, 15:10, 16:00, 16:50, 17:40, 18:30 e 19h20.
Qualquer dúvida, o Serviço Municipal de Transporte Coletivo está à disposição no Terminal Urbano de segunda a sexta-feira, das 06h às 19h. O telefone para contato é 3652-8794.