Sexta-feira, 17 de Maio de 2024
23 MAI 2013
Prefeitura promove palestra sobre Agronegócio

A Prefeitura Municipal de Penápolis, por meio da Secretaria de Agricultura Abastecimento e Meio Ambiente, realiza amanhã, 24, palestra sobre Agronegócio, a partir das 19h30, no auditório do Sindicato Rural de Penápolis (Av. Expedicionário Diogo Garcia Martins, 530, Centro). O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas na hora.

A palestra é destinada aos pequenos e médios produtores da região e será ministrada pelo engenheiro agrônomo, Isidoro Yamanaka. O palestrante abordará temas relativos à produção e exportação de alimentos para o Japão, visando contribuir com conhecimentos específicos e incentivar os produtores do município.

Segundo o secretário de Agricultura Abastecimento e Meio Ambiente, Arata Assami, a temática discutida é relevante por se tratar da ação de países complementares. “O Brasil é um dos maiores e mais eficientes produtores de alimentos do mundo. Já o Japão, devido ao seu território pequeno e grande população, tem carência de produtos alimentícios. Somados, há contribuição e desenvolvimento mútuo”, disse.

Para o secretário, as experiências de Isidoro no ramo do agronegócio contribuirá com a temática abordada, fazendo com que os presentes atentem para o que é mais importante produzir, de acordo com as necessidades do mercado do Japão.

“O palestrante conhece os mecanismos de negociações com os importadores japoneses e também o que o povo japonês precisa. Desta maneira, reverterá aos nossos agricultores e pecuaristas o seu conhecimento em forma de orientação”, disse Arata.

Palestrante

Isidoro Yamanaka é engenheiro agrônomo, formado em 1962 pela USP (Universidade de São Paulo). Trabalhou durante 40 anos no Ministério da Agricultura e no Ministério da Fazenda na década de 1980. Foi colaborador de acordos e investimentos japoneses no Brasil, entre eles o Programa de Desenvolvimento do Cerrado, projeto responsável por criar condições de produção de grãos em terras antes consideradas improdutivas. Em reconhecimento por sua atuação no intercâmbio entre Brasil e Japão, foi condecorado pelo governo japonês com a Ordem do Tesouro Sagrado “Raios de Ouro”, uma importante honraria japonesa.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024