Quinta-feira, 28 de Março de 2024
14 JUL 2021
DAEP
Prefeitura alerta para economia de água durante estiagem
Vazão do Lajeado teve redução de 70% na última quinzena de junho; situação traz riscos de racionamento de água
Por conta do período de estiagem em que Penápolis enfrenta mais de 30 dias sem chuvas, a Prefeitura e o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) alertam para necessidade de economia de água para evitar o racionamento no município.
Nesta segunda-feira (12), o prefeito Caique Rossi e o presidente do Daep, Carlos Alberto Bachiega estiveram no Ribeirão Lajeado e verificaram a redução no índice de vazão do único manancial de abastecimento da cidade. De 16 a 30 de junho, a vazão média do Ribeirão teve redução de 7,73%, segundo dados do Daep.

Vazão do Lajeado
O prefeito Caique Rossi enfatizou que em março deste ano a vazão média era de 965 litros de água por segundo. “Na última quinzena de julho, esse índice foi de 633 litros por segundo, uma redução que traz muita preocupação e exige um envolvimento de toda a população na economia de água”, alertou.
Ainda que o sistema de abastecimento da cidade esteja no grau estável, a redução da vazão do Ribeirão Lajeado em um curto período de tempo traz riscos de racionamento para a cidade. O Plano de Contingência elaborado pelo Daep traz quatro graus de criticidade: estável (até 80% de comprometimento na capacitação), alerta (de 80 a 90%), crítico (90 a 100%) e racionamento (acima de 100%).
“O comprometimento da capacidade de captação no ribeirão foi de 70% no período de 16 a 30 de junho. Essa situação nos preocupa muito e para que não tenhamos que tomar uma atitude drástica de racionamento de água, nós precisamos contar com a colaboração de cada um”, afirmou o prefeito.

Consumo de água
Segundo dados do Daep, nos três primeiros meses de 2021 foi registrado um crescimento no consumo de água potável pela população. Em janeiro, o consumo foi de 382.739 metros cúbicos e em fevereiro, 401.808. Já em março, o consumo de água potável foi de 378.263 metros cúbicos.
No mês de abril, o consumo registrado foi de 366.196 metros cúbicos de água. Em maio, houve um aumento de cerca de 4,5%, quando foram consumidos 382.830 metros cúbicos. O consumo se manteve estável em junho, com 382.100 metros cúbicos consumidos.
“Estamos enfrentando um grave período de estiagem e temos registrado um aumento no consumo por parte da população. A última chuva em Penápolis foi registrada no dia 11 de junho. Desde o início do ano foram apenas 40 dias de chuva e 487 milímetros. Neste momento crítico, precisamos da colaboração de todos na economia de água”, finalizou o prefeito Caique Rossi.