Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
04 SET 2021
Educadores da rede municipal fazem capacitação de primeiros socorros
A capacitação vem sendo ministrada no Cmei da Vila Palanto; educadoras foram divididas em várias turmas
A Secretaria Municipal de Educação realiza durante toda a semana um novo treinamento voltado para primeiros socorros com crianças. A ação já é de praxe na rede, entretanto os conhecimentos das equipes são renovados constantemente para garantir o sucesso do procedimento em caso de necessidade.
Para receber o treinamento, as educadoras foram divididas em várias turmas, garantindo o distanciamento ideal para segurança sanitária de todas. A capacitação vem sendo ministrada no Cmei da Vila Planalto, pela enfermeira Carolina Lemes Serafim, que atua junto à rede municipal de Saúde do município.
Com esta ação a Secretaria Municipal de Educação pretende manter os profissionais sempre atualizados quanto às técnicas de primeiros socorros, que muitas vezes podem ser decisivas para garantir a vida do aluno até que o mesmo receba o atendimento médico.
O secretário municipal de Educação, professor José Carlos Pansonato Alves, o “Zeca”, afirmou que não se trata de responsabilizar nenhum profissional pelo atendimento emergencial de qualquer aluno que venha a passar por algum problema. “A intenção é apenas garantir que, quando possível, uma ação rápida possa auxiliar até a chegada do socorro adequado”, disse.
“Lidamos todos os dias com crianças de várias idades e reconhecemos a possibilidade de algum acidente, como por exemplo um tombo, um pequeno corte ou engasgamento. Nossa responsabilidade perante o bem estar dos pequenos é enorme, e por isso a secretaria se preocupa em deixar seus profissionais aptos para agirem rapidamente em qualquer eventualidade”, explicou Zeca.
Ainda segundo o secretário, todos os demais profissionais passarão aos poucos pela capacitação.
O prefeito Caique Rossi acompanhou o secretário Zeca na visita a uma das turmas que faz o treinamento. Na última segunda-feira (30) eles estiveram no Cmei Vila Planalto e falaram com os profissionais sobre a importância que cada um tem no cuidado diário com as crianças.

Lei Lucas
Além de preparar as educadoras para agir diante das situações descritas, a Secretaria Municipal de Educação também está cumprindo o que determina à Lei Municipal 2264, conhecida por Lei Lucas. Esta lei obriga as unidades de ensino a promoverem o treinamento de primeiros socorros para seus funcionários, com conhecimentos teóricos e práticos.
Publicada no Diário Oficial do Município no dia 05 de abril de 2018, a Lei 2264, de autoria do vereador Júlio César Caetano, versa sobre a prevenção de acidentes com bebês e crianças. A lei fala especialmente sobre a “Manobra de Heimlich”, também conhecida como “manobra de desengasgo”.
A “Lei Lucas” é assim chamada em homenagem ao menino Lucas Begalli Zamora de Souza, de 10 anos, que em setembro de 2017 faleceu durante uma excursão escolar ao se engasgar com um cachorro quente. Socorristas que atenderam o caso avaliaram que se houvesse a presença do profissional de primeiros socorros no momento do incidente a morte poderia ter sido evitada.