Terça-feira, 23 de Abril de 2024
07 DEZ 2021
Centenário de Jayme Monteiro é celebrado na biblioteca que leva seu nome
Familiares do saudoso professor Jayme Monteiro, que também foi vice prefeito de Penápolis entre 1993 e 1996, realizaram uma celebração em homenagem ao seu centenário de nascimento, no último dia 03 de dezembro. O ato ocorreu na Biblioteca Pública Municipal que leva seu nome, localizada no bairro Formosa.
Na ocasião foi descerrada uma placa comemorativa ao centenário, além de oficializada a doação de diversos livros, que faziam parte do acervo pessoal do saudoso professor e seus familiares.
A homenagem ocorreu em tom bastante íntimo, com a presença apenas de familiares e algumas autoridades, entre elas o prefeito de Penápolis, Caique Rossi, e o secretário municipal de Cultura e Turismo, Lucas Casella, que é responsável pelas bibliotecas municipais da cidade.
Familiares residentes em São Paulo e Brasília estiveram na cidade especialmente para participar da celebração. Durante seu discurso aos presentes, a filha do professor, Teresa Cristina Monteiro, destacou a satisfação em ter o nome do pai imortalizado num espaço como uma biblioteca.
“Sou muito grata, e falo pela minha família, pelo espaço que a cidade reservou em memória ao professor Jayme Monteiro. Se há um lugar que reflete a defesa que ele fez durante toda a sua vida, esse lugar só poderia ser a biblioteca”, frisou Teresa em sua fala.
“Cada criança que decida mudar a sua história, por seu próprio esforço, poderá fazê-lo entrando pelas portas da biblioteca, e se lançar em busca do conhecimento. Cabe a nós, aos adultos do presente, manter essas portas abertas”, completou ela.
O prefeito Caique e o secretário Lucas manifestaram grande satisfação em participar do momento, enfatizando a importância da personalidade de Jayme Monteiro para a sociedade penapolense, com a qual colaborou de forma tão expressiva. Além disso, agradeceram pelas doações feitas à biblioteca, e que tanto contribuirão para pesquisas da comunidade.
A Biblioteca Pública Municipal Prof. Jayme Monteiro fica localizada na Avenida Ivanoé de Cunto, esquina com a Rua Altino Vaz de Melo, no bairro Formosa. O telefone para contato é o (18)3653.4400.

Secom - PMP