04 MAI 2022
TRÂNSITO E MOBILIDADE URBANA
Prefeitura implanta nova sinalização na região central
A pintura com termoplástico apresenta maior durabilidade e será executada em cruzamentos com grande fluxo de veículos
A Prefeitura de Penápolis, por intermédio da Secretaria de Planejamento, Coordenação e Zeladoria de Trânsito e Mobilidade Urbana, iniciou a implantação de uma nova sinalização na região central da cidade. Para o serviço, é utilizado um material diferenciado, com maior durabilidade.
Os trabalhos foram iniciados na noite dessa segunda-feira (02), no cruzamento entre a avenida Luiz Osório com a rua São Francisco. O prefeito Caique Rossi acompanhou a execução dessa primeira etapa da melhoria e destacou os investimentos em segurança do trânsito.
“Nesta campanha do Maio Amarelo, quando chamamos atenção para a segurança no trânsito, reforçamos mais uma vez a importância de termos uma sinalização de qualidade para que os motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres tenham mais cuidado e maior atenção”, afirmou o prefeito.
Segundo o secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Daniel Rodrigueiro, o serviço consiste em uma pintura com termoplástico por extrusão, um material diferenciado que é aplicado a quente na pavimentação.
“O material é fundido a 200ºC para que seja feita a adesão à camada asfáltica e não se solte. É um material com alta durabilidade. A nossa expectativa é que essa sinalização permanece em bom estado por anos, sem que haja a necessidade de repintura. Dessa forma, será uma grande economia aos cofres públicos”, explicou Rodrigueiro.
O termoplástico é uma mistura de ligantes; partículas granulares com elementos inertes, pigmentos e seus agentes dispersores, microesferas de vidro e outros componentes.
Além do cruzamento entre a avenida Luiz Osório com a rua São Francisco, o serviço será executado em outras vias na região central, em um total de 319,36 metros quadrados. Também na Luiz Osório a pintura será feita no cruzamento com a rua Ramalho Franco e com a Mário Sabino. Na avenida Bento da Cruz, serão contemplados os cruzamentos com as ruas Ramalho Franco e São Francisco.
“Foram selecionados os cruzamentos onde o tráfego de veículos é alto. Por ser um material mais caro, não compensaria a sua aplicação em locais onde o volume de tráfego é mais baixo, por isso, a aplicação desse material foi realizada na região central da cidade”, contou o secretário de Trânsito.
Os serviços são executados pela empresa Serrana Viária Comércio Eireli, vencedora de licitação pública, sob a supervisão da Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana. O investimento é de R$25,5 mil, provenientes de transferências especiais do Governo Federal, por emenda parlamento do deputado federal Fausto Pinato.