Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
10 MAI 2022
Motoristas e monitores do Transporte Escolar passam por treinamento
Treinamento foi ministrado nos períodos da manhã e tarde, na Sala Pedagógica da Prefeitura
A Secretaria Municipal de Educação promoveu na última sexta-feira, 06, um treinamento para os motoristas e monitores que atuam junto ao Transporte Escolar da rede municipal e também para os motoristas da Cozinha Piloto.
O treinamento tem o objetivo de qualificar os condutores e monitores do Transporte Escolar conforme determinam as novas leis de trânsito; além de contribuir para a segurança dos alunos, redução de acidentes e auxiliar na conscientização e conhecimento quanto à proteção à vida. A atividade foi ministrada pelo psicopedagogo e instrutor Luiz Carlos Martins Teixeira.
Segundo explicou o encarregado do Transporte Escolar, Márcio Carrijo Vilanova, a cada quatro anos é obrigatório que os motoristas façam curso específico de Transporte Escolar. “Além disso, o treinamento extra oferecido pela Secretaria de Educação é importante para que os motoristas possam relembrar temas importantes como legislação de trânsito, direção defensiva, relacionamento interpessoal, entre outros”, comentou.
A formação contou com a participação de 17 motoristas, sendo funcionários da Secretaria Municipal de Educação e também de empresas terceirizadas que prestam serviço de Transporte Escolar. Foram abordados os seguintes assuntos: CTB (Código de Trânsito Brasileiro); elementos básicos de prevenção de acidentes; sinalização; velocidade; condições adversas; obrigatoriedade do cinto de segurança; entre outros.
Com relação aos monitores, o treinamento contou com a participação de 14 profissionais que aprenderam sobre noções de segurança para embarque/desembarque dos alunos; comportamento no interior do veículo; ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente); obrigatoriedade do cinto de segurança; além dos direitos e deveres dos alunos dentro do transporte escolar.
De acordo com levantamento feito pelo Serviço de Transporte Escolar, atualmente a Prefeitura de Penápolis atende cerca de 350 alunos da rede municipal de ensino, sendo a maioria residente na zona rural do município. São estudantes com idade entre 4 a 11 anos; além dos alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos), maiores de 18 anos.