Quinta-feira, 28 de Março de 2024
23 MAI 2022
DESENVOLVIMENTO E TRABALHO
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Prefeito confere andamento dos cursos de artesanato e máquinas agrícolas
Na oportunidade, Caique conversou com monitores e alunos, e falou a respeito do programa Capacita Penápolis.
Na manhã desta segunda-feira (23) o prefeito de Penápolis, Caique Rossi, visitou as turmas que participam dos cursos de capacitação em artesanato e manutenção de máquinas agrícolas, que acontecem simultaneamente na cidade.
Na oportunidade, Caique conversou com monitores e alunos, e falou a respeito de objetivos, metas e saldo atual do programa de profissionalização executado pela Prefeitura com apoio de parceiros, denominado Capacita Penápolis.
Sobre o curso gratuito de “Artesanato decorativo com folhas, galhos, cascas e grãos de café”, o mesmo está acontecendo no prédio do Centro de Inclusão Produtiva – Escola de Profissões. A iniciativa ocorre em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Fundo Social de Solidariedade e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
O referido curso aborda a confecção de artefatos decorativos com sementes e grãos e a confecção de bijuterias com sementes. Os participantes aprendem a coletar e identificar as sementes, limpar, desidratar, tingir, armazenar e comercializar os produtos finais.
Já com relação ao curso gratuito de Manutenção de Tratores Agrícolas, as aulas ocorrem nas dependências do Sindicato Rural de Penápolis, que é parceiro da iniciativa, juntamente com o Senar e a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente.
A capacitação referente à Manutenção aborda os componentes dos tratores agrícolas, funcionamento do motor e do sistema de transmissão. O conteúdo abrange ainda a manutenção dos sistemas de alimentação de ar e combustível, lubrificação e arrefecimento do motor, e sistema de transmissão.
Outros conteúdos do curso que envolve questões de Manutenção: sistema hidráulico do trator, sistema de direção, manutenção do eixo dianteiro, sistema de freios, sistema elétrico e pontos de lubrificação do trator.
O curso terá aulas teóricas e práticas. As aulas práticas serão realizadas na Secretaria de Agricultura.