Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
22 AGO 2022
SAÚDE
Agosto Dourado: Banco de Leite comemora campanha e Semana do Bebê com atividades especiais
Palestra e homenagem às doadoras marcaram as comemorações da Campanha Agosto Dourado e da Semana do Bebê
Em comemoração à Campanha Agosto Dourado e à Semana do Bebê de Penápolis, o Banco de Leite da Santa Casa de Misericórdia de Penápolis realizou diversas ações para conscientizar as mulheres sobre a importância da amamentação e também promover a doação de leite materno.
Entre as atividades, foram realizadas uma palestra sobre o tema com a nutricionista e responsável técnica do Banco de Leite, Denise Sussai, e uma homenagem à doadora Brenda Oliveira. O evento contou com a presença da vice-prefeita e médica pediatra Mirela Fink e com sorteio de kits natalidade do programa Enxoval do Bem – Um penapolense feliz.
A Campanha Nacional de Amamentação e o Agosto Dourado visam fortalecer o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida da criança e sua continuidade até os doía anos ou mais. O leite materno é considerado o alimento mais completo para os primeiros meses de vida do bebê.
Durante a palestra, a doadora Brenda Oliveira recebeu uma homenagem pela doação de cerca de 25 litros de leite. A vice-prefeita Mirela Fink destacou a importância da doação de leite para o atendimento de bebês que, por algum motivo, não puderam ser amamentados diretamente por suas mães.
“O nosso Banco de Leite realiza um trabalho exemplar e de excelência atendendo aos bebês de Penápolis. Isso, graças a doadoras como a Brenda que se dispõem em doar seu leite e auxiliar no desenvolvimento de outras crianças”, destacou Mirela.
A equipe do Banco de Leite da Santa Casa de Penápolis é composta pela nutricionista e responsável técnica Denise Sussai, e pelas colaboradoras Katia Souza e Jéssica Camargo.
As mães interessadas em doar o leite materno podem entrar em contato diretamente com o Banco de Leite da Santa Casa pelo telefone 3654.2210, ramal 469. A equipe é responsável por orientar sobre a doação, fornecer os frascos para a coleta e buscar o leite coletado.
Na unidade, o leite é pasteurizado e processado para o consumo dos bebês. Cada frasco coletado contém cerca 220 mililitros de leite humano que podem alimentar até 15 bebês prematuros ou cerca de sete  bebês que nasceram no tempo normal.

Categoria Ouro
O Banco de Leite da Santa Casa de Misericórdia de Penápolis foi fundado em 1986, e desde então é referência em toda região. O serviço é credenciado pela Rede Global de Bancos de Leite Humano na categoria A e possui o Certificado “Excelência em Bancos de Leite Humano - Categoria Ouro”. Trata-se do nível mais alto em certificação existente.
O Banco de Leite de Penápolis realiza diversas atividades, como a coleta, pasteurização, processamento, avaliação das características físico-químicas e microbiológicas do leite, e a distribuição final do leite pasteurizado.
A equipe da unidade realiza a captação de doadoras, atendimentos domiciliares, controle clínico das lactantes, auxilia na identificação da condição clínica dos receptores (bebês que serão alimentados com o leite coletado), orienta sobre o autocuidado com a mama, cuidados necessários à posição e sucção do bebê, entre outros.